Skip to content
terça-feira, maio 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Rio Claro lança ETE do Jd. Novo para atingir 100% de esgotos tratados

  • Geral
  • maio 28, 2014

Com previsão de conclusão para 2016 e investimentos da ordem de R$ 60 milhões, está sendo construída em Rio Claro a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Novo, que irá tratar aproximadamente 45% dos esgotos do município. “Já fizemos a despoluição do Ribeirão Claro, rio símbolo da cidade, e agora estamos fazendo a do córrego da Servidão“, ressaltou o prefeito Du Altimari no evento de lançamento da pedra fundamental das obras, realizado na manhã de segunda-feira (26).

A nova ETE, estabelecida no contrato de PPP (Parceria Público Privada) firmado entre a concessionária Foz (empresa da Odebrecht Ambiental responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade) e a administração municipal, será a maior e mais moderna estação de tratamento de esgoto a operar no município, utilizando uma tecnologia holandesa. “A obra foi licenciada com projeto extremamente novo, um primor na Europa; queremos e vamos fazer desta obra uma referência nacional em tratamento de esgoto“, afirmou Paula Violante, diretora da Foz em Rio Claro.

Além das obras de construção da nova ETE, também fazem parte do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão as obras para a implantação da rede coletora de esgoto que já estão com 80% do projeto executado, de um total de 21 quilômetros de extensão (de norte a sul da cidade). “Rio Claro está fazendo sua parte pelo meio ambiente e beneficiando também os moradores da região, especialmente, os de Piracicaba, que utiliza o rio Corumbataí para abastecer a cidade“, observou o presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto.

A ETE do Jardim Novo será a nona ETE do município, que atualmente tem três na área urbana – Jardim Conduta, Palmeiras e Flores – e outras cinco nos distritos – Ajapi, Ferraz, Batovi, Assistência Alta e Assistência Baixa. “Além da contribuição ao meio ambiente, esta nova ETE também é uma demonstração de planejamento da cidade que, em breve, terá mais duas mil moradias nesta região“, observou Olga Salomão, vice-prefeita e secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Com a conclusão do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão, Rio Claro alcançará a universalização dos serviços, ou seja, terá todo o esgoto do município coletado e tratado. “Rio Claro irá se inserir num patamar em que estão muito poucas cidades do Brasil“, afirmou Geraldo Gonçalves Pereira, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE).

O vereador Júlio Lopes, presidente do Conselho Fiscal do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, disse que nas reuniões do consórcio tem amplamente divulgado o trabalho feito em Rio Claro no setor ambiental, em especial os relacionados a resíduos sólidos e água. “Possa assegurar que a cidade está fazendo muita coisa e vamos continuar atentos para que o meio ambiente tenha cada vez mais investimentos“, afirmou.

Os vereadores Paulo Guedes e Raquel Picelli também participaram do lançamento da ETE Jardim Novo.

Fonte: Canal Rio Claro
Veja mais: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/21387/rio-claro-lanca-ete-do-jd-novo-para-atingir-100-de-esgotos-tratados.html

AnteriorAnteriorGoverno repassa R$ 45 milhões para saneamento
Próximo(MG) Com estiagem, inverno pode ‘trazer’ racionamento, diz comitêPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

DENORA
Penetron
logo-bioproj
Superbac
logo-netzsch
clean environment brasil
bf-dias
Conaut
aquamec
paques-logo-home.jpg
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.