saneamento basico

(RJ) Saae retoma obras de construção da ETE Ano Bom

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) retomou ontem as obras de construção da rede de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Ano Bom. Com orçamento de R$ 45 milhões, incluindo a construção da ETE Barbará, a estação deve beneficiar cerca de 20% da população do município, o que corresponde a 35 mil habitantes.

De acordo com informações do Saae, o prazo inicial de conclusão das obras é de aproximadamente seis meses. O órgão informou que o atraso aconteceu por conta da realização da reprogramação das obras, devido a falta de repasse de recursos e, encomendas de novos equipamentos e instalação dos troncos para a montagem das 30 elevatórias previstas no projeto. O repasse de verba é feito, principalmente, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap).

Durante o dia de ontem a Rua Tenente José Eduardo ficou parcialmente interditada, entre o laboratório Laclin e o posto de combustível. Com isso, o tráfego de veículos funcionou em meia pista, mas não houve congestionamento acima da média.

O Saae informou ainda que até o final de 2015 espera atingir o recolhimento de 40% do esgoto municipal, com 65% a capacidade de tratamento.

População satisfeita
Apesar dos transtornos causados a quem precisa passar pelo local, devido aos congestionamentos e barulhos de máquinas, os moradores estão satisfeitos com a continuidade da obra.

A funcionária de uma salgaderia, Célia Abreu, disse que o movimento no estabelecimento diminuiu com a retomada da obra, mas que a expectativa é que a estação de tratamento beneficie a população da localidade.

Muita gente não gosta de comer com esse barulho de máquina. Ontem três pessoas foram embora por causa das máquinas e da poeira. Mas essa obra vai melhorar as coisas, então vale a pena”, disse.

O morador Paulo Sérgio elogiou o andamento da obra. Ele contou que os trabalhadores estão em ritmo acelerado.

É um benefício muito importante para a população e acho que não atrapalha em nada. Os trabalhadores já fizeram muita coisa desde que chegaram aqui no bairro”, afirmou.

Fonte: A Voz da Cidade
Veja mais: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=31612

Últimas Notícias: