saneamento basico

(RO) Espuma em estação de tratamento de esgoto preocupa moradores

Nos últimos dias uma espuma esbranquiçada tem chamado a atenção dos moradores de Cacoal (RO). A espuma branca e densa é vista constantemente na lateral da lagoa de tratamento de esgoto sanitário do município e nos dias de forte sol o aparecimento é mais evidente.

O complexo da lagoa de tratamento fica localizado na RO-383, saída para Rolim de Moura (RO), e faz a manutenção de esgotamento sanitário de cerca de 12 mil ligações residenciais do município. A espuma chega a alcançar mais de um metro de altura. O que mais preocupa os moradores é a proximidade da lagoa de tratamento com o Rio Machado, que fornece água para as residências de diversos municípios.

Trabalho ali perto e sempre vejo essa espuma ao lado da lagoa e próxima ao rio. Nossa preocupação maior é se essa espuma está chegando até o rio que leva água até as nossas casas”, afirma o professor Gersey Sobral. A distância entre o Rio Machado e a lagoa de tratamento é de cerca de 400 metros. Além da espuma, um escoamento de água pelo solo é visto frequentemente no local.

De acordo com o diretor técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José Luiz Souza Leite, a água é decorrente de minas no local. “Essa água que escorre pelo solo é decorrente de minas e só aparecem no período chuvoso”, afirma.

O diretor técnico operacional ainda garante que a espuma na saída do tratamento não é motivo de preocupação. “Aquela espuma é devido o detergente que é jogado no esgoto. Ela está se formando ai embaixo porque houve uma limpeza no terreno ao lado da lagoa de tratamento e essa empresa acabou quebrando uma caixa de inspeção, isso criou uma supressão na rede, essa espuma era para estar se formando na lagoa anterior”, diz o diretor.

Segundo ele o terreno pertence a uma empresa particular. “A empresa já foi notificada e deve reparar o dano causado, já que a empresa causou um dano público”, conclui o diretor.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/01/espuma-em-estacao-de-tratamento-de-esgoto-preocupa-moradores-em-ro.html

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »