saneamento basico

(RS) Novo Plano de Saneamento será divulgado hoje

O fim do impasse em torno dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Santa Cruz do Sul começa a ganhar contorno nesta terça-feira com a apresentação, em audiência pública, do novo Plano Municipal de Saneamento. Com metas de investimentos para as próximas três décadas, o documento servirá de norte para o governo, que pretende encerrar ainda em 2013 a polêmica que se arrasta há cinco anos. O evento está marcado para as 18 horas, na Câmara de Vereadores.

A apresentação será feita pela empresa TecnoGeo, licitada pela Prefeitura para revisar o Plano de Saneamento aprovado em 2008, durante a administração Kelly Moraes (PTB). A determinação foi do prefeito Telmo Kirst (PP), que à época alegou que o projeto não atenderia à evolução da demanda no município nos próximos 30 anos.

Embora detalhes ainda não tenham sido revelados, técnicos da empresa já admitiram, nas duas audiências anteriores, que alguns investimentos que não constavam no Plano anterior fatalmente seriam acrescentados, sob risco de um colapso no sistema. A expectativa é que sejam incluídas a construção de uma segunda Estação de Tratamento de Água (ETA), para aumentar o volume de produção, e obras para ampliar a capacidade de reservagem, como novos reservatórios e intervenções junto ao Lago Dourado. Outra possível novidade envolve a implantação de uma nova fonte de captação de água bruta – a atual concessionária, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), defende que o município passe a captar água do Rio Jacuí. O Plano também deve conter um conjunto de medidas emergenciais para garantir a qualidade do serviço enquanto as obras de grande porte não acontecem.

O documento deve prever metas a curto, médio e longo prazo, e também apontar o quanto a futura concessionária deverá investir para atingi-las. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Henrique Hermany, que preside a comissão que coordena o processo, o novo documento vai “dar conta da realidade de Santa Cruz”.

Fonte: Gaz
Veja mais: http://www.gaz.com.br/_conteudo/2013/12/noticias/regional/8758-novo-plano-de-saneamento-sera-divulgado-hoje.html

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »