SAAE não descarta racionamento de água em Viçosa

VIÇOSA (MG) – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) informou esta semana que a situação do reservatório que recebe água do Ribeirão São Bartolomeu e abastece a ETA I, responsável por tratar de quase 55% da água do município, atingiu o pior nível de todos os tempos.

Na última segunda-feira(25), a vazão baixou para 38 litros por segundo – normal é 100 litros por segundo –  parando de verter na caixa de captação, conforme mostra a foto abaixo.

A imagem mostra duas caixas de captação: a da esquerda é a usada pela estação de tratamento de água do SAAE, ETA I, enquanto que a da direita é a caixa usada pelo sistema de tratamento de água da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ambos correm sério risco de parar a qualquer momento.

Reparem na imagem que estes canos brancos são sifões que estão sendo usados para transferir a água para as caixas de captação. Pela imagem dá para notar também que a represa ao fundo está totalmente seca.

Até o fechamento desta matéria, a diretoria técnica do SAAE estava reunida para estudar alguma saída possível antes do racionamento.

Fonte: http://vicosanews.com/2014/08/27/reservatorio-atinge-pior-nivel-e-saae-nao-descarta-racionamento-de-agua-em-vicosa/

Últimas Notícias:
Baseform Atualização contínua dos Modelos Hidráulicos

Baseform | Atualização contínua dos Modelos Hidráulicos

A maioria dos modelos é calibrada de vez em quando, e rapidamente se desatualiza — a rede muda, o consumo altera, são adicionadas novas ligações e o modelo perde silenciosamente o contato com a realidade. As equipes de operação e planejamento que trabalham com um modelo desatualizado estão, na prática, navegando de noite com um mapa obsoleto.

Leia mais »