saneamento basico

SAAE não descarta racionamento de água em Viçosa

VIÇOSA (MG) – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) informou esta semana que a situação do reservatório que recebe água do Ribeirão São Bartolomeu e abastece a ETA I, responsável por tratar de quase 55% da água do município, atingiu o pior nível de todos os tempos.

Na última segunda-feira(25), a vazão baixou para 38 litros por segundo – normal é 100 litros por segundo –  parando de verter na caixa de captação, conforme mostra a foto abaixo.

A imagem mostra duas caixas de captação: a da esquerda é a usada pela estação de tratamento de água do SAAE, ETA I, enquanto que a da direita é a caixa usada pelo sistema de tratamento de água da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ambos correm sério risco de parar a qualquer momento.

Reparem na imagem que estes canos brancos são sifões que estão sendo usados para transferir a água para as caixas de captação. Pela imagem dá para notar também que a represa ao fundo está totalmente seca.

Até o fechamento desta matéria, a diretoria técnica do SAAE estava reunida para estudar alguma saída possível antes do racionamento.

Fonte: http://vicosanews.com/2014/08/27/reservatorio-atinge-pior-nivel-e-saae-nao-descarta-racionamento-de-agua-em-vicosa/

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »