saneamento basico

Sabesp avalia tratamento de esgoto em Praia Grande

A Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande (Sema), acompanhou nesta terça-feira (12), técnico da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na coleta de material nas três estações de pré-condicionamento de esgoto (EPC), nos bairros Canto do Forte, Tupi e Caiçara. O procedimento avalia o funcionamento das estações e a qualidade do esgoto tratado que segue para o mar, o que contribui para a balneabilidade das praias.

De acordo com a chefe de seção de programas sócio ambientais da Sema, Karla Marques Souza, o trabalho é acompanhado semestralmente por representantes da pasta e estagiários. A iniciativa faz parte do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo, aderido por Praia Grande, e que tem como objetivo incentivar as cidades paulistas a desenvolver agenda ambiental estratégica compreendendo dez diretivas na área ambiental, são elas : Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

“A Prefeitura também tem o programa Esgoto Certo em parceria com a Sabesp, que fiscaliza o destino do esgoto produzido em edifícios e casas, evitando que o mesmo seja despejado na rede pluvial e comprometa a balneabilidade das praias”, explicou.

Segundo o agente de saneamento da Sabesp, Getulio Ribeiro, o resultado das amostras são encaminhados para a Sema e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). “A coleta é feita no afluente e efluente do esgoto. São retirados cerca de 5 litros de material que indicará se o esgoto está influenciando na qualidade do mar”.

Estações – As EPCs tem por finalidade remover os materiais sólido e flutuante no esgoto, e são constituídas de um conjunto de 7 peneiras rotativas, com capacidade de tratamento de 2,2 metros cúbicos por segundo, que significa 2,200 litros de esgoto tratado. Concluído o processo na estação de pré-condicionamento, o esgoto é lançado ao mar através do sistema de emissário submarino, onde são diluídos e afastados do litoral pelas correntes marítimas a cerca de 3.330 metros da costa e a uma profundidade de 16 metros. As correntes marítimas fazem a dispersão dos esgotos pré-condicionados.

O Município conta com 13 estações elevatórias, que enviam o esgoto para tratamento nos três emissários submarinos. De acordo com a Sabesp, em Praia Grande, 100% do esgoto coletado é lançado para os emissários de forma que os dejetos não poluam as praias.

Fonte: Diário do Litoral

Veja mais: http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/29951-sabesp-avalia-tratamento-de-esgoto-em-praia-grande

Últimas Notícias: