saneamento basico

Sabesp quer diminuir lançamento de esgoto no Alto Tietê

Diminuir o lançamento de esgoto nas águas dos rios e córregos é o objetivo de uma campanha que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) promove no Alto Tietê. De acordo com a Sabesp, os técnicos visitam a população para orientar sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto.

A companhia informou que no trecho de cobertura da campanha, que inclui cerca de 12 mil residências, 822 ainda utilizam formas alternativas para recolher os dejetos. Morador de Arujá, o assistente técnico Osnei Bassetto mudou a forma da emissão do esgoto de sua casa. “Antes era fossa, mas em um período de chuva encheu muito. Então eu fui obrigado a fazer esgoto.

Os técnicos da Sabesp estão visitando vários imóveis na cidade para orientar a população sobre a importância da coleta e do tratamento da rede de esgoto. “O enchimento da fossa provoca o extravasamento do esgoto na rua ou no imóvel do vizinho. Isso provoca também a contaminação do solo. O programa veio para ajudar a tirar o esgoto da rua ou do terreno para ir para uma estação de tratamento que temos aqui”, explica o gerente de negócios Leste da Sabesp, Eduardo Camargo Afonso.
A Sabesp pretende com a campanha despoluir o Corrégo Baquirivu-Guaçu, que corta vários bairros de Arujá, entre eles a região central. O córrego tem pouco mais de 27 quilômetros de extensão. Ele nasce no município e desagua no Rio Tietê em Guarulhos. “O córrego é monitorado pela Cetesb e tem um índice alto de poluição e foi escolhido para ser a primeira etapa do programa de despoluição no Alto Tietê”, completa o gerente.

De acordo com a Sabesp, na região também serão despoluídos o Córrego Itaim-Poá, Ribeirão Guaió e o Ribeirão do Una. O projeto também disponibiliza uma unidade móvel da Sabesp onde os moradores de Arujá podem pedir informações ou até mesmo dar entrada nos papéis de ligação da rede de esgoto. “É muito importante porque facilita o tempo da gente. A maioria das pessoas trabalha e não precisa ir ao Centro e enfrentar fila”, diz o motorista Carlos Donizete Martins.

Na agência móvel, o cliente pode formalizar o pedido de ligação de esgoto e solicitar qualquer outro serviço da Sabesp. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4646-4229.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/05/sabesp-quer-diminuir-lancamento-de-esgoto-no-alto-tiete.html

Últimas Notícias: