Saneamento na Baixada Santista

Há problemas quanto à distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. O quadro piorou nos últimos dez anos quanto ao abastecimento de água

Relatório divulgado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) trouxe dados sobre a situação de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na região. Segundo o documento, a quantidade hídrica disponível por pessoa recuou 3,7% entre 2014 e 2018. O aumento da população e a utilização das mesmas fontes de captação de água seriam as causas da diminuição, mas não há riscos imediatos, uma vez que a situação é considerada boa, sem exigir mudança no ritmo de expansão da rede de abastecimento.

Há, entretanto, problemas quanto à distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. O quadro piorou nos últimos dez anos quanto ao abastecimento de água: em 2007, seis municípios tinham cobertura total, com 100% das residências atendidas (Bertioga, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente). Em 2017, apenas Santos manteve essa situação, embora deva ser destacado que o mapeamento exclui núcleos periféricos e áreas não consolidadas. Houve avanços em Cubatão (o índice passou de 70,9% para 85,7%) e Guarujá (elevação de 73,98% para 82,7%), mas piorou bastante em Bertioga (que retrocedeu de 100% para 75,4%). O balanço regional de 2017 mostra apenas três municípios com índice bom (acima de 95%), cinco com condição regular (entre 80% e 95%) e um – exatamente Bertioga – em situação ruim (abaixo de 75%).

No quesito esgoto, o quadro é mais preocupante. Em 2018, a coleta atingia 73,1% das residências da Baixada Santista, tendo retrocedido 0,1% em relação a 2017. Mas a situação mais grave diz respeito ao tratamento dos esgotos: o índice de cobertura regional manteve-se inalterado em 2017 e 2018, fixado em apenas 15,1% do total das residências.

Leia também: Saneamento Básico no Brasil

Saneamento na região

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »