saneamento basico
saneamento-basico-bndes

Saneamento Básico é tema de reunião com o BNDES

A PPP do saneamento básico foi o tema central da reunião ocorrida nessa quarta-feira, 3, entre o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, e o gerente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Jorge Luiz Sellin Assalie.

Neste momento, a PPP está em fase de habilitação do consórcio vencedor que irá iniciar os estudos para estruturação do projeto. O encontro ocorreu na sede da secretaria e contou com representantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) .

Na oportunidade, prefeitura e BNDES alinharam o plano de trabalho que deverá começar após a assinatura do contrato entre a instituição e o vencedor. No pregão eletrônico realizado no dia 6, o consórcio formado pelas empresas Hidroconsult, Houer e Machado Meyer apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 1,67 milhão. Se confirmada vencedora, a fase de estudos já começa neste mês.

O BNDES, que tem expertise em PPPs de Saneamento Básico, participando da modelagem de quatro projetos na área, irá supervisionar os estudos em parceria com o Dmae,  que irá apontar os gargalos existentes e irá participar de todo o processo, bem como a Secretaria de Parcerias Estratégicas. “Vamos entregar a melhor solução possível para o saneamento de Porto Alegre”, destaca o gerente do BNDES.

Leia também: BNDES sobe participação em saneamento básico

Saneamento básico

Ribeiro esclarece que, depois do sucesso na modelagem da iluminação pública, nada mais adequado do que repetir a parceria com o BNDES para trazer uma solução eficaz a outro setor essencial para a qualidade de vida do cidadão.

Hoje, Porto Alegre possui uma rede de esgoto de 2.015 km, 90% dos quais com atendimento de coleta de esgoto. A rede possui dez estações de tratamento de esgoto (ETEs) e 29 de bombeamento de esgoto (EBEs). Em relação à rede de água, a cidade tem uma extensão de 4.163 km, que equivale ao atendimento de 100% da população.

Fonte: Prefeitura.POA.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »