saneamento basico

Sanepar amplia sistema de abastecimento de água de Tuneiras do Oeste

O sistema de abastecimento de água de Tuneiras do Oeste foi ampliado pela Sanepar. O município tem um novo reservatório, com capacidade para 500 mil litros de água e estação elevatória de água tratada. Também foram construídos novo laboratório para o controle e análises do produto a ser distribuído à população, estação de bombeamento, interligações hidráulicas, urbanização e obras elétricas.

Também foram implantados quase 4 km de rede de distribuição de água, beneficiando toda a população. O investimento foi de R$ 1,2 milhão. A entrega da obra foi nesta sexta-feira (10), com a presença do diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, e do prefeito de Tuneiras do Oeste, Luiz Antonio Krauss.

O diretor destacou que a equipe da Sanepar trabalha 24 horas por dia para que os moradores tenham a comodidade de ter água na torneira. “O reservatório vai trazer estabilidade e equilíbrio no abastecimento”, disse. Para o prefeito Krauss, “a Sanepar é uma boa parceira do município e fez este alto investimento no momento certo para toda a população”.

A Sanepar em Tuneiras do Oeste atende 100% da população urbana com água tratada, por meio de 1.758 ligações. O índice com atendimento no sistema de esgoto é de quase 25%, sendo que 100% desse esgoto coletado é tratado.

UMUARAMA – Martinho também visitou Umuarama, onde a Sanepar acaba de fazer obras no sistema de esgoto. Foram feitos quatro novos leitos de secagem na Estação de Tratamento de Esgoto Pinhalzinho. Os leitos de secagem são necessários para que a Sanepar amplie o sistema de desidratação do lodo produzido na ETE.

Dessa forma, será possível a otimização operacional e a melhoria da destinação do lodo, que é aplicado na agricultura, desde 2001.

Também estão sendo feitas obras de ampliação de esgoto no bairro Ouro Branco e região e na ETE Pinhalzinho. Serão aplicados mais de R$ 5 milhões.

Em Umuarama, a Sanepar atende toda a população, formada por 100 mil habitantes. O índice de cobertura de esgoto é de 82,16% e 100% do esgoto coletado é tratado.

 

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »