saneamento basico

Sanepar amplia sistema de abastecimento de Chopinzinho

A cidade de Chopinzinho, na região Sudoeste do Estado, recebe investimentos de mais de R$ 6 milhões para a ampliação do sistema de abastecimento de água. As principais obras são a captação no Rio Chopinzinho e a nova estação de tratamento, que aumentam em 50% a capacidade de produção de água tratada do sistema.

“O atual sistema, que capta a água no Rio Pedrosa, tem capacidade para produzir somente 1,7 milhão de litros de água diariamente, quantidade insuficiente para atender a demanda dos moradores especialmente no verão e nos períodos de estiagem”, informa o gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno.

Ele ressalta que a obra é esperada há mais de 10 anos pela população. O projeto de utilização do novo manancial começou a ser discutido em 2004. A ampliação deverá entrar em operação no próximo verão.

OBRAS – A nova captação é composta por barragem no Rio Chopinzinho, estação elevatória e adutora de água bruta. As demais obras contemplam, além da unidade de tratamento de água que terá capacidade para tratar 2,4 milhões de litros dia, casa de química, reservatório de passagem, lagoas de desidratação do lodo produzido no processo de tratamento e mais de 7 km de redes de distribuição de água.

Para que a água chegue até os mais de 5 mil domicílios da cidade estão sendo implantadas seis estações elevatórias (sistema de bombeamento). O projeto de ampliação prevê, ainda, todas as instalações elétricas e a urbanização das unidades.

Na semana passada os gerentes da Sanepar, Renato Bueno e Aderbal Roncatto, acompanharam o prefeito Rogério Masetto e o vereador Valmor Mendes em visita ao canteiro de obras.

RESERVAÇÃO – Outra importante obra, que está em fase de licitação, é a construção de mais um reservatório na cidade. Prevista para iniciar em julho deste ano, a nova unidade de reservação terá capacidade para armazenar 500 mil litros de água, ampliando também em 50% a capacidade do sistema.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »