saneamento basico

Sanepar e Ivaiporã firmam contrato para ampliar sistemas de água e esgoto

O governador Beto Richa, o prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil e o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior, assinaram nesta quinta-feira (26) o contrato de programa de prestação de serviços de água e esgoto na cidade.

O contrato estabelece metas para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para Ivaiporã pelos próximos 30 anos. Hoje, a cidade conta com 100% da população urbana abastecida com água tratada. A Sanepar planeja investimentos na ampliação da captação, adução e tratamento de água para 2017, 2018, 2022 e 2023.

O serviço de água do Distrito de Santa Bárbara será assumido pela Sanepar e, até o final deste ano, serão interligados novos poços que vão reforçar o abastecimento nas comunidades de Severiano, Cruzeirinho e Santa Luzia. Essas obras somam investimentos de R$ 8,7 milhões

ESGOTO – Na área de esgotamento sanitário, hoje Ivaiporã tem índice de atendimento de 12,5%. Com investimentos de mais de R$ 60 milhões, a rede coletora de esgoto será estendida em 72,4 quilômetros.

Será construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, garantindo a desativação da Estação de Pindauvinha, localizada na área central. Essas obras vão ampliar a cobertura para 33%, em 2018. E as metas são de aumentar o índice para 65% em 2021 e 90% em 2027.

Fonte: Paraná Governo do Paraná

Veja mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=81075&tit=Sanepar-e-Ivaipora-firmam-contrato-para-ampliar-sistemas-de-agua-e-esgoto

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »