saneamento basico

Sanepar investe em tecnologia para análise da água distribuída à população

A partir deste mês, o laboratório da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de Maringá passa a contar com novo aliado no controle da qualidade da água distribuída à população de Maringá e Região Metropolitana. Trata-se de um sistema que garante a avaliação completa dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914), com a finalidade de monitorar o padrão de potabilidade da água distribuída.

O equipamento de alta tecnologia (Sistema de Ultracromatografia Líquida acoplada a um Espectrômetro de Massas tipo Triploquadrupolo) permite a verificação de parâmetros orgânicos, como resíduos de agrotóxico (fungicidas, herbicidas, praguicidas) e resíduos industriais, além das análises de maior complexidade, como as que verificam se há presença de compostos que podem ser formados a partir da reação de oxidação do cloro com matéria orgânica em excesso (ácidos Haloacéticos e compostos Fenólicos) nas redes de distribuição de água tratada. Anteriormente, estas análises complementares eram realizadas por empresa contratada.

Com o novo sistema, a Sanepar passa a ser uma das primeiras companhias estaduais de saneamento do Brasil autossuficiente na análise desses parâmetros. Adquirido em 2013, durante seis meses, o novo sistema passou pelo processo de desenvolvimento e implementação da melhor metodologia a ser aplicada. O investimento foi de R$ 790 mil.

O projeto de implementação do novo sistema foi desenvolvido no laboratório da Companhia em Maringá, pela equipe do engenheiro químico Fernando Mario Araujo, e realizará as análises de todas as regiões do Estado atendidas pela Sanepar, servindo de projeto piloto para futuros investimentos nas áreas de controle de qualidade de água. “Todo esse investimento em equipamento e capacitação da equipe de profissionais do laboratório tem somente um objetivo: garantir a qualidade da água distribuída à população“, diz o gerente geral da Região Noroeste, Paulo Battiston.

A gerente da área responsável por todos os laboratórios da empresa (Unidade de Avaliação de Conformidade), Eloize Motter Rodrigues, reforça que nenhum outro alimento é tão controlado quanto à água de abastecimento público. “A Sanepar é reconhecida no Brasil como umas das empresas que mais atenção dedica à qualidade da água que entrega na casa dos clientes“, assegura.

Estado
Atualmente, para garantir a qualidade da água que entrega aos clientes de todo o Paraná, a Sanepar realiza 1,325 milhão de análises por mês. A maioria – 1,2 milhão – é feita nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água. Os parâmetros são analisados em cada uma das estações de tratamento, onde funcionam os laboratórios operacionais. As análises são feitas de hora em hora, 24 horas por dia.

Os outros 125 mil parâmetros são analisados nos quatros laboratórios centrais de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel e nos demais 84 laboratórios descentralizados. Estes 88 laboratórios analisam a água que sai das estações de tratamento, pronta para o consumo, e também a que chega na casa das pessoas e nas empresas, pelas redes de distribuição espalhadas pelas cidades.

Os resultados das análises efetuadas de hora em hora tanto da água que entra nas estações como da que é distribuída, são encaminhados para a Vigilância Sanitária de cada município, que pode monitorar e realizar novas análises. Os laudos estão à disposição para possíveis avaliações e comprovações nos escritórios da companhia. A população também pode acompanhar a qualidade da água da sua cidade, acessando o site www.sanepar.com.br.

Fonte: O Diário Maringá
Veja mais: http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/794545/sanepar-investe-em-tecnologia-para-analise-da-agua/

Últimas Notícias: