saneamento basico

Santos/SP tem menor perda de água entre cidades da Baixada Santista

Embora tenha melhor colocação do Brasil, mais de 14% de tudo o que sai pelos canos para distribuição ainda é perdido no caminho

Santos é a cidade com menor Índice de Perda na Distribuição (IPD) de água potável do Brasil. Mas o número não é perto do zero: 14,33% de tudo o que sai pelos canos para distribuição é perdido no caminho, seja em vazamentos, fraudes ou ligações clandestinas.

Além dos impactos ambiental e financeiro, os dados – do Instituto Trata Brasil – mostram a desigualdade da região no tema: enquanto Santos é a cidade com menor IPD do País, São Vicente e Guarujá estão abaixo da média nacional nessa lista.

No Brasil, a média de perda é de 38,3%. São Vicente chega a perder 56,6% do total que seria faturado pela Sabesp. Esse índice é próximo da média do sexto pior estado do Brasil no quesito, Rondônia. Guarujá também não vai bem. Tem IPD de 48,9%. Ou seja, quase a metade da água que sai para distribuição é perdida.

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »