saneamento basico

Santos/SP tem menor perda de água entre cidades da Baixada Santista

Embora tenha melhor colocação do Brasil, mais de 14% de tudo o que sai pelos canos para distribuição ainda é perdido no caminho

Santos é a cidade com menor Índice de Perda na Distribuição (IPD) de água potável do Brasil. Mas o número não é perto do zero: 14,33% de tudo o que sai pelos canos para distribuição é perdido no caminho, seja em vazamentos, fraudes ou ligações clandestinas.

Além dos impactos ambiental e financeiro, os dados – do Instituto Trata Brasil – mostram a desigualdade da região no tema: enquanto Santos é a cidade com menor IPD do País, São Vicente e Guarujá estão abaixo da média nacional nessa lista.

No Brasil, a média de perda é de 38,3%. São Vicente chega a perder 56,6% do total que seria faturado pela Sabesp. Esse índice é próximo da média do sexto pior estado do Brasil no quesito, Rondônia. Guarujá também não vai bem. Tem IPD de 48,9%. Ou seja, quase a metade da água que sai para distribuição é perdida.

Últimas Notícias:
Consulta pública para primeiro Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar segue aberta

Consulta pública para primeiro Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar segue aberta

A poluição por lixo no mar é uma das formas mais visíveis e preocupantes de degradação ambiental da atualidade. Além de impactar os ecossistemas, ela também gera prejuízos econômicos relevantes, especialmente para setores como turismo, pesca e navegação. Estima-se que cada tonelada de lixo no oceano reduza em cerca de R$ 165.000 o valor dos serviços ecossistêmicos marinhos, e que a poluição por plásticos resulte em custos globais de até R$ 12,5 bilhões por ano.

Leia mais »