SC exporta conhecimento em gestão de resíduos sólidos para Catalunha

O diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Luiz Antonio Garcia Corrêa, apresentou o modelo catarinense de gestão de resíduos sólidos no 3º Congresso Internacional de Inovação na Gestão e Tratamento dos Resíduos Sólidos (Reinnova). “Firmamos um acordo para que três edições do Reinnova sejam realizadas no Brasil, a próxima já em 2014”, contou. O evento foi realizado no fim de novembro em Sabadell, região da Catalunha, na Espanha.

O acordo foi firmado pelo diretor da Agência de Resíduos da Catalunha (ARC), Josep Maria Tost, e pelo presidente do Consórcio para Gestão de Resíduos de Vallès Occidental, Juan Carlos Sanchez. Segundo Corrêa, o objetivo é fomentar as relações entre empresas e as instituições públicas catalãs com Santa Catarina, criando oportunidades de colaboração em inovação e desenvolvimento no campo da gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

No Congresso, o diretor da SDS apresentou dados sobre a quantidade de resíduos sólidos domiciliares e públicos no Brasil e em Santa Catarina, coleta seletiva de materiais recicláveis, além de falar dos consórcios públicos intermunicipais e do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegisr/SC), concluído em 2012.

A 1ª edição do Reinnova foi realizada em 2009. A conferência serve como um fórum de debate e conhecimento sobre a gestão atual e futura de resíduos urbanos e apresenta modelos de gestão e tratamento de todo o mundo.

Fonte: Floripa News
Veja mais: http://www.floripanews.com.br/noticia/1731-sc-exporta-conhecimento-em-gestao-de-residuos-solidos-para-catalunha

Últimas Notícias:

Demanda chinesa por sucata pressiona transição energética

Produto intensivo no uso de energia, o alumínio tem na reciclagem um dos principais caminhos para a descarbonização dessa indústria. A economia energética na fabricação chega a 95% com o reaproveitamento do material. A produção de um alumínio mais limpo, no entanto, tem esbarrado em dificuldade de acesso ao seu principal insumo, a sucata, devido, sobretudo, ao interesse chinês pela matéria-prima.

Leia mais »