saneamento basico

Seca aumenta para 17 o número de cidades em colapso no RN

Subiu para 17 o número municípios em colapso no abastecimento hídrico, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As cidades de Cruzeta e Jardim do Seridó, na região Seridó, passaram integrar desde ontem (26) a lista de atingidos com a escassez de água.

O município de Cruzeta, com pouco mais de oito mil habitantes, estava sendo abastecida pelo açude local, que secou. A Caern vinha atendendo em esquema de rodízio, mas o baixo nível do manancial inviabilizou o abastecimento.

Segundo a gerente da Regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, técnicos da companhia vão realizar a limpeza de um conjunto de poços desativados na bacia do açude. Esses poços estavam submersos e ressurgiram com a baixa do nível da água.

De acordo com Rosy Gurgel, a limpeza será feita na próxima semana. Depois, será feita análise da água. Se ela estiver própria para consumo vai atenuar a situação de desabastecimento da cidade.

Jardim do Seridó entrou em colapso depois que o nível do açude Passagem das Traíras tornou inviável a captação. A Caern já havia feito a mudança do ponto de captação a fim de permitir que o fornecimento fosse feito por mais tempo. Mas agora, a situação não permite nova realocação.

Segundo a Caern, o colapso hídrico já atinge os municípios de Acari, Antônio Martins, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Jardim do Seridó, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas.

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »