Técnicos do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) trabalham para recuperar a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Rua Manoel Fernandes, em Jundiapeba, que foi alvo de vândalos. Cabos de alimentação de energia elétrica da unidade foram furtados, o que comprometeu o funcionamento. É o quarto registro de atos de vandalismo contra estações do Semae em Jundiapeba somente este ano.
“A atual Administração Municipal tem feito grandes investimentos em Jundiapeba. Na área de saneamento básico, por exemplo, o Distrito recebeu 20 quilômetros de rede de esgoto e uma nova estação elevatória. Infelizmente, atos como este prejudicam toda a população, já que danificam um patrimônio que é de todos”, afirma o diretor geral do Semae, Marcus Melo.
Com os atos de vandalismo, a estação teve seu funcionamento afetado. O sistema de bombeamento de esgoto que atende todo o Distrito é formado por outras oito estações. Como o material é bombeado de uma unidade para outra, em sequência, é fundamental que todas estejam em boas condições de funcionamento. Se uma unidade estiver avariada, as demais ficam sobrecarregadas e os efeitos são sentidos em todo o sistema.
O engenheiro Odokar Douglas Magalhães, do Setor de Manutenção de Esgoto do Semae, explica que as estações funcionam de forma contínua, sem interrupções, e por isso qualquer ato de vandalismo que paralise sua operação traz problemas e exige manutenção complexa. “Estamos trabalhando para retomar o funcionamento integral do sistema o mais rápido possível”, explica Douglas, acrescentando que o Semae possui uma equipe de manutenção que trabalha diariamente em Jundiapeba, atendendo casos de vazamento e entupimento na rede de esgoto.
Segurança e equipamentos
O Semae está investindo R$ 511 mil na modernização de seu sistema de segurança nas estações de água e esgoto. O objetivo é aumentar a segurança das unidades da autarquia e prevenir ocorrências de vandalismo. O sistema de alarme e monitoramento será reforçado, com a instalação de novos equipamentos, como circuito fechado de televisão e modernização de equipamentos.
Além disso, nos últimos cinco anos, o Semae executou um programa de substituição de 25 bombas de esgoto em todo o Município – que também beneficiou Jundiapeba. Os novos equipamentos são 15% mais potentes e econômicos. Oito deles funcionam nas estações Toyama I e II (dois em cada), Oceania (dois) e Dolores (dois). Além dos novos equipamentos, as estações receberam reparos em pintura, alvenaria e elétrica.
Fonte e Agradecimentos:
Veja Mais: http://odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/23257-semae-estacao-volta-a-ser-alvo-de-vandalos.html