saneamento basico

Semana da Água terá limpeza de nascentes

Uma ação de educação ambiental que engloba a limpeza e a recuperação de uma nascente na região do Jardim Novo Mundo, hoje, das 9h às 11h30, dá início à Semana da Água em Votorantim. As atividades, realizadas pela Prefeitura em virtude da comemoração do Dia Mundial da Água, começam hoje e prosseguem até a próxima quarta-feira, dia 26 de março.

Para chegar à nascente, o acesso será a rua José Paes Ribeiro, antiga rua 16. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade terá a participação dos alunos atendidos pelo Centro Padre Luiz Scrosoppi. O objetivo, segundo a Sema, é fazer com que a comunidade se conscientize sobre a importância da preservação do espaço.

Amanhã, às 9h, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema), haverá a descida de barco e limpeza no rio Sorocaba. E, a partir das 14h30, será feita a limpeza e plantio de árvores nativas no futuro Parque Ecológico do Parque Jataí II (Parque Municipal das Aves), com acesso pela rua Jesus Rodrigues. A área recebeu recentemente palmeiras que foram transplantadas para o local, além de abertura de trilhas e pista de caminhada. Houve também a retirada de entulho.

No domingo, a partir das 9h30, a ação de mobilização ambiental será na cachoeira da Chave, com atividades de educação ambiental e culturais, limpeza, plantio e instalação de lixeiras fixas. Haverá a participação de técnicos da Sema e escoteiros. A cachoeira tem acesso pela rua Willian Snapp, no bairro da Chave.

Mais atividades
Na próxima segunda-feira, dia 24, às 9h, haverá a limpeza e recuperação da nascente do Parque São João. O acesso será pelo final da rua Darwin Sbrana, ao lado do residencial Savóia. Na terça-feira, a partir das 9h30, as atividades de educação ambiental, de limpeza e de plantio de árvores acontecerão na margem do rio Sorocaba, atrás do terminal de ônibus de Votorantim. No mesmo dia, das 14h às 16h, haverá recuperação florestal na represa de Itupararanga.

A programação termina na quarta-feira, quando às 8h30, haverá a apresentação e ação de educação ambiental na sede da Águas de Votorantim, na avenida Reverendo José Manuel da Conceição. Na sequência, serão feitas visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Novo Mundo.

Fonte: Cruzeiro do Sul
Veja mais: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/537646/semana-da-agua-tera-limpeza-de-nascentes

Últimas Notícias:
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano (1)

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »