Sistema de coleta de esgoto de Cascavel/PR é ampliado

Com uma invejável posição no ranking de saneamento do País, Cascavel terá novas obras para ampliar a rede coletora de esgoto. 

Foi assinada nesta terça-feira (30) a ordem de serviço de R$ 3,7 milhões para a implantação de 10,4 quilômetros de tubulação no Bairro Santos Dumont e em parte do Bairro Aeroporto. A cidade, que já alcançou 98% no índice de coleta do esgoto, rumo à universalização dos serviços de saneamento básico. Assinaram o documento o gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno e o prefeito Leonardo Paranhos.

A chegada das obras é comemorada pelos moradores que esperavam o serviço há anos. “Temos que respeitar os técnicos que enxergam essa necessidade. Com esse investimento de mais de R$ 3,5 milhões chegamos mais perto dos 100% e esse marco será histórico na cidade. Poucas cidades do Brasil têm a marca de Cascavel porque a cidade tem a marca da Sanepar”, destacou o prefeito.

O vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Santos Dumont, Valdecir Pereira Munhois, disse que o investimento representa qualidade de vida para a população. “É um sonho de mais de 30 anos que hoje está se tornando realidade para nós. É uma obra que será muito bem-vinda”.

“Essa obra tem uma importância fundamental porque segue o trabalho da Sanepar de buscar para Cascavel os 100% de atendimento com rede coletora de esgoto e mostra o esforço co Governo do Estado e da companhia para viabilizar esses investimentos”, disse o gerente da empresa Renato Mayer Bueno

LEIA TAMBÉM: MAIS DE 10 MILHÕES DE PESSOAS NÃO SE CONECTAM ÀS REDES DE ESGOTOS

Questão Ambiental

Ele explicou que o serviço visa, em primeiro lugar, o atendimento à questão ambiental, uma vez que se evita lançamento de esgoto no lençol freático. Bueno ressaltou ainda que o sistema traz melhoria à saúde da população e valorização à região porque permite o crescimento vertical.

Além da rede coletora, a obra integra 2,3 quilômetros de linhas de recalque e interceptores e uma estação elevatória, fazendo a coleta do esgoto dos 566 imóveis previstos no projeto e também de empreendimentos que surgirem nos dois bairros.

As obras devem ser iniciadas em julho e concluídas até meados de 2021. Todo o esgoto coletado receberá tratamento na estação localizada na região Sul da cidade.

Fonte: AEN.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »