saneamento basico

Diagnóstico do sistema de macrodrenagem do igarapé do Tucunduba pertencente à Bacia do Tucunduba – Belém/PA

Resumo

Os sistemas de saneamento como abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos são fundamentais para sociedade. Além disso, as ações antrópicas estão interferindo diretamente nos processos de impermeabilização do solo, diminuição da cobertura vegetal e infiltração no solo das águas pluviais. Contudo, devem-se adotar medidas estruturais e estruturantes para evitar estes impactos sobre o ambiente e, consequentemente o ser humano. O objetivo principal deste trabalho é diagnosticar o sistema de drenagem urbana e saneamento básico da área no entorno do Igarapé do Tucunduba pertencente a bacia do Tucunduba na cidade de Belém – PA. A metodologia foi dividida em 2 etapas: A 1ª etapa constituiu-se de levantamento de dados secundários em trabalhos de conclusão de cursos, artigos, imagens de satélite, dissertações de mestrado, entre outros assuntos referentes ao tema e a 2ª etapa foi realizada uma análise visual e descritiva sobre a área de estudo através de visita in loco no Canal do Tucunduba, periferia do município de Belém do Pará. As condições de saneamento básico do bairro do Guamá são preocupantes, visto que a galeria de esgoto é a mesma que se destina ao escoamento da água da chuva. O canal do Tucunduba encontra-se em situação crítica quanto ao saneamento básico, bem como sua bacia hidrográfica está sendo afetada pela falta de planejamento do espaço urbano ocasionado pela falta e/ou precária manutenção do sistema de drenagem, redes de esgoto sanitário, coleta e disposição adequada de resíduos sólidos, assim como falta de áreas verdes para facilitar o processo de infiltração e o aumento do crescimento populacional.

Introdução

A agressão ao meio ambiente, à saúde e ao bem-estar da população tem-se agravado dia a dia, principalmente nos locais em que seus habitantes não encontram guarida na Administração Pública. Com isso, a preocupação com o ser humano é fundamental, pois o abastecimento de água, sistemas de esgotos, sistemas de drenagem e coleta seletiva eficaz, são importantíssimas para sociedade (DIAS, 2011).

A impermeabilização do solo através do processo de urbanização aumentou o adensamento populacional, afetando a diminuição da cobertura vegetal, o processo natural da água de infiltrar no solo e, com isso aumentando o escoamento superficial da água, sendo intensificado ainda mais com os altos índices de precipitações pluviométricas (TARGA et al., 2012).

Contudo, é necessário adotar medidas estruturais e não estruturais para melhorar as condições de vida da população. As medidas estruturais como obras de drenagem urbana são fundamentais, pois minimizam os prejuízos ocasionados por inundações e alagamentos, que ocasionam transtornos para a sociedade. Além disso, as medidas não estruturais são importantes para o processo de educação ambiental da população do entorno do igarapé do Tucunduba, além de possibilitar que as pessoas sejam conscientizadas a acondicionar seus resíduos até o momento da coleta (SANTOS, 2010).

No século XVIII a cidade de Belém passou a expandir-se para o interior, ganhando distância do litoral (IBGE, 2012). Desde então, Belém localiza-se às margens do Rio Guamá e da Baía do Guajará.

Autores: Aline Azevedo Andrade e Maria de Valdivia Costa Norat.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »