Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
Itubombas

Soluções de Bombeamento da Itubombas são Adotadas em Mineradora de Cajati/SP

  • Geral
  • março 27, 2020

Cinco motobombas do modelo ITU-108S17 têm atuado no esgotamento de cava da unidade

 

Uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados adotou recentemente um sistema de bombeamento permanente em seu complexo minero, em Cajati (SP). Ao todo, a unidade conta com cinco motobombas ligadas em série, do modelo ITU-108S17, que foram fornecidas pela Itubombas – empresa do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos motobombas de alta tecnologia.

 

O sistema tem como objetivo fazer o bombeamento contínuo da água que se acumula ao fundo de cava da planta, uma vez que o acúmulo de água provenientes de chuvas torrenciais e da contribuição de lençol freático compromete a extração do minério e, consequentemente, a produção da empresa. Vale destacar que o minério mais nobre se encontra ao fundo da cava, a uma profundidade de 290 metros (290mca) e 1 km de raio.

 

Com vazão de 1 mil m3/h e pressão de até 90 mca cada, as motobombas ITU-108S17 têm superado a questão com excelência. A água retirada da cava pelos equipamentos é bombeada para a usina de beneficiamento e utilizada no processo de concentração de minério.

Soluções da Itubombas

 

Para dar conta do desafio, a Itubombas disponibilizou o apoio técnico (visitas técnicas e envolvimento da engenharia) para elaboração do sistema, dimensionamento de tubulação e demais acessórios para garantir a performance. Além disso, a solução fornecida foi automatizada, dando maior segurança de operação e aumentando a confiabilidade do sistema de bombeamento.

 

Essa não é a primeira vez que a Itubombas fornece soluções para situações emergenciais semelhantes. Em 2016, por exemplo, as motobombas da companhia foram utilizadas no esgotamento de uma mina em Candiota (RS). Na ocasião, o equipamento utilizado foi a motobombas ITU-86C17, que possui vazão de 600 m3/h com 120 mca.

 

“As soluções da Itubombas são robustas e ideias para serem usados em condições severas, como as encontradas na mineração”, diz Rodrigo Law, diretor da companhia.

 

O executivo destaca que, além de oferecer uma gama de tecnologias alinhadas com o que há de mais moderno nos Estados Unidos e na Europa, a Itubombas também disponibiliza a locação de vários acessórios, como é o caso das mangueiras, acoplamento e flutuadores, além do suporte técnico para dimensionamento hidráulico de cada aplicação e operação das motobombas.

 

LEIA TAMBÉM: ITUBOMBAS APRESENTA LINHA DE MOTOMBAS PARA LOCAÇÃO

 

Sobre a Itubombas

 

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000 m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

 

Fonte : LETICIA MILARÉ : leticia@haproprosito.com.br

AnteriorAnteriorMenos de 2% dos Esgotos na Bacia que Abastece o Grande Rio são Tratados
PróximoCodevasf Apoia Projetos de Proteção e Recuperação de Nascentes de Rios no MaranhãoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

aquamec
suez
logo-netzsch
Conaut
DENORA
Superbac
logo-bioproj
bf-dias
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.