Tarifa de água sofrerá um reajuste em todo o Piauí, diz Agespisa

A Agespisa anunciou que irá reajustar a tarifa de água e esgoto de Teresina em 9,3%. A medida começa a valer no dia 1º de julho. O aumento nas tarifas de energia elétrica foi apontado como principal motivo para a majoração na conta de água. Com o reajuste, quem consome 10 mil litros de água por mês passará a pagar R$ 23,41, ao invés dos R$ 21,42 atuais.

A Agespisa afirma que essa categoria abrange 392 mil ligações no Piauí, mais da metade dos clientes residenciais da capital. De acordo com o superintendente de gestão comercial da Agespisa, Raimundo José, o custo cobrado é para manutenção do serviço.

“A empresa tem um custo de produção para levar o serviço até o cliente, nesse ano nós tivemos um aumento de energia significativo que pesou bastante na planilha de cálculo do reajuste da tarifa. No ano passado nós tivemos um realinhamento inferior a inflação porque também houve influência da energia, porém quando soma os dois períodos de reajuste do ano anterior com este ano de 11,86% e a inflação do período ultrapassou a 15%, então em relação a inflação o reajuste está ainda abaixo do valor estipulado”, declarou.

Ainda de acordo com ele, o reajuste não vem acontecendo somente em Teresina. “Todas as companhias de saneamento tiveram um aumento um pouco superior a inflação neste período. A energia subiu acima da inflação e isso entra na planilha. As empresas para manter um serviço tem um custo e esse custo tem que ser jogado na tarifa”, disse o superintendente.

 

Fonte: Meio Norte

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (1)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »