saneamento basico

Transposição de água do Sistema Rio Grande para Sistema Alto Tietê demorará 4 meses

A conclusão das obras para transposição de água do Sistema Rio Grande para o Sistema Alto Tietê (Spat) vai demorar quatro meses. Trata-se da interligação entre as represas Billings, no ABC, e Taiaçupeba, em Suzano, uma das principais ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para solucionar a crise hídrica e evitar o rodízio no abastecimento. A princípio, os serviços terminariam no mês que vem. Atualmente, outra obra está em andamento na região para captação de água do rio Guaió, em Suzano.

No início do ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu começar os serviços em fevereiro com previsão de concluir em maio. No entanto, a atual estimativa é de que as obras tenham início ainda no final deste mês e terminem somente em agosto.

Em nota, a Sabesp explicou que se trata “de ajustes normais, dado o tamanho e a complexidade de uma obra desse porte”. A transposição dos sistemas Rio Grande e Alto Tietê prevê que a interligação seja feita por meio de duas tubulações, instaladas paralelamente e totalizando 11 quilômetros de extensão, com capacidade suficiente para a transferência de 4 mil litros de água por segundo. A interligação entre os dois sistemas vai aumentar a capacidade do Spat, que tem registrado baixos níveis em seus reservatórios.

Embora esta seja uma obra de grande porte, a Sabesp informou que não haverá a necessidade de desapropriações, já que os serviços passarão por áreas de represas, vias públicas e terrenos ocupados por dutos da Petrobras em área de servidão.

A reportagem do Dat questionou sobre a possibilidade de racionamento, devido à alteração no cronograma da obra, mas a companhia não respondeu ao questionamento. O valor de investimento também não foi informado.

 

 

 

Fonte: Mogi News

Últimas Notícias:
O que muda quando a rede de esgoto chegar a sua rua

O que muda quando a rede de esgoto chegar a sua rua?

O avanço das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário em Frederico Westphalen trouxe à tona uma preocupação que ainda gera dúvidas entre os moradores. O principal questionamento é o que acontecerá quando os imóveis forem notificados para se conectar ao novo sistema.

Leia mais »
Resíduos geram bioenergia

Resíduos geram bioenergia

São Paulo, a maior cidade do Brasil, produz mais de 15 mil toneladas diárias de lixo doméstico. Boa parte desse volume é de resíduos orgânicos, resto de comida principalmente. E a transição para uma economia circular. Que priorize a reciclagem de materiais, a redução do desperdício e o tratamento de agentes poluentes é urgente e essencial.

Leia mais »