Universidade do Qatar e ExxonMobil desenvolvem tratamento de águas residuais industriais usando algas

O Algal Technologies Program da Qatar University (QU-ATP) e a ExxonMobil Research Qatar (EMRQ) desenvolveram tecnologia biológica para o tratamento de águas residuais industriais usando espécies de algas nativas.

Os centros de pesquisa estão trabalhando juntos para aprimorar a pesquisa e o desenvolvimento essenciais dessa tecnologia para tratar e reciclar águas residuais industriais.

O projeto se concentra no uso de cepas de microalgas nativas do Estado do Catar, que são capazes de prosperar nas condições ambientais predominantes. O uso dessas microalgas para tratar águas residuais industriais pode ajudar a apoiar a segurança hídrica do Qatar e a diversificação econômica por meio da produção de produtos à base de algas, como biocombustíveis de baixa emissão.

A colaboração visa aprimorar a pesquisa no país e agilizar o compartilhamento de conhecimento, bem como criar oportunidades para estudos de pós-graduação e capacitação para pesquisadores locais no início de suas carreiras.

O líder de projeto e gerente de inovação e propriedade intelectual da Universidade do Qatar, Dr. Hareb Al Jabri, disse: “Nossa colaboração com a EMRQ é muito valiosa para nós e estamos felizes em trabalhar com eles neste importante tópico. Por meio dessas colaborações com parceiros da indústria, podemos trabalhar para implementar as tecnologias que desenvolvemos e ajudar a enfrentar os desafios ambientais do Estado do Qatar. ”

A aplicação dessas algas no tratamento de água industrial representa uma oportunidade única de usar os recursos biológicos do Catar para desenvolver tecnologias que também podem ser aplicadas em outras regiões.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com nossos parceiros da Universidade do Qatar para explorar maneiras de usar microalgas no tratamento de águas residuais industriais”, disse o Dr. Suhur Saeed, líder de pesquisa do programa para reutilização de água da ExxonMobil Research Qatar.

“As microalgas são uma alternativa comprovada e eficiente aos sistemas mecânicos de tratamento de efluentes e podem fornecer água tratada de boa qualidade e beneficiar o meio ambiente. Esperamos continuar nossa colaboração e amizade e demonstrar nossa tecnologia para ajudar a alcançar soluções para os desafios ambientais do Catar ”, acrescentou Saeed.

FONTE: Water Technology

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »