saneamento basico

Ubatuba/SP recebe Estação de Tratamento de Água para atender 60 mil pessoas

Sabesp aponta mais de 8 mil ligações factíveis no Litoral Norte

A Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico no Litoral Norte, entregou nesta terça-feira (16), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Maranduba, na região sul de em Ubatuba. O equipamento integra o reforço para melhorar o sistema de abastecimento de água durante a temporada de verão e vai beneficiar em trono de 60 mil pessoas dos bairros Maranduba, Sertão da Quina, Lagoinha e adjacências.

O investimento da Sabesp na região visa garantir que as quatro cidades –Ubatuba – Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela – tenha condições de atender a demanda registrada no período do verão quando a população salta de cerca de 350 mil para mais de 2 milhões de pessoas.

A nova ETA foi projetada para atender a demanda da cidade por um período de 30 anos, elevando para 93% a cobertura de rede disponível em Ubatuba. “É uma conquista muito importante para a região sul que sofria com falhas no abastecimento neste período”, explicou o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro.

Abastecimento de água

Segundo ele, a região era abastecida por uma estação com capacidade de produção de 50 mil litros de água por segundo. A nova tem três vezes mais a capacidade, produzindo 150 mil litros por segundo. O investimento nessa obra é em torno de R$ 20 milhões e, além da ETA, ela conta com barragem e captação, adutora de água bruta, reservatório de concreto com capacidade de 2,5 milhões de litros de água e uma elevatória de água tratada.

Atualmente, Ubatuba é abastecida por águas de mananciais da serra do mar e tratadas nas ETAs Maranduba, Lagoinha, Praia Vermelha do Sul, Carolina e Itamambuca. De 2009 até dezembro de 2017, a Sabesp investiu, somente no município de Ubatuba, pouco mais de R$ 163 milhões.

O município tem 52% de cobertura da rede de esgoto e a meta para este ano é chegar em 70%.

Mais investimento

De acordo com José Bosco, ainda neste ano devem ser entregues as obras do Guaxinduba (Caraguatatuba), Araçá (São Sebastião) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ilhabela. “Para garantir uma temporada sem problemas de saneamento, desde o início desde anos temos feito reforços nos nossos sistemas”, explica o engenheiro da Sabesp responsável pela operação de 40 sistemas no Litoral Norte.

Uma das maiores dificuldades, segundo ele, é fazer com que a população faça as ligações factíveis, ou seja, ligue a rede de esgoto de dentro de casa à rede que passar na rua, em frente à sua porta. “São quase 8 mil ligações que precisam ser conectadas”, observa.

Por isso, novas campanhas e ações com as prefeituras, por meio das Vigilâncias Sanitárias, devem ser realizadas no período da temporada, quando a maior parte das casas de veraneios é ocupada.

Coforme a Sabesp, hoje Caraguatatuba conta com 97% de rede de água pronta e 85% de rede de esgoto, São Sebastião 89% e 76% e Ilhabela 91% e 52%, respectivamente.

Fonte: Meon

Últimas Notícias: