Uberlândia sedia, entre hoje e a próxima sexta-feira (9), a 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que debate o tema “Assemae 30 Anos: pela sustentabilidade dos serviços de saneamento básico” por meio de seminários, mesas-redondas, oficinas e palestras com especialistas do Brasil e da América Latina. O evento acontecerá no Center Convention.
Entre os aspectos abordados na Assembleia estarão o acesso a financiamentos para as obras de esgotamento sanitário, as tecnologias de tratamento de efluentes e a perda de água nos sistemas. O encontro terá, entre as principais atividades, a Feira de Saneamento, na qual serão apresentadas inovações em produtos e serviços por meio de 73 estandes, e a 18ª Exposição de Experiências Municipais, em que prefeituras vão compartilhar experiências de saneamento básico.
Além de retomar a origem da articulação que levou à Assemae, criada em 1984 em Uberlândia, a 44ª edição da Assembleia celebra a conquista, pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), do título de melhor empresa brasileira no Ranking do Saneamento 2013 do Instituto Trata Brasil.
“O título nos orgulha muito, principalmente, se levarmos em conta que estamos em um país em que metade da população ainda não tem acesso ao saneamento. E receber o único evento do gênero na América do Sul vai fortalecer ainda mais o trabalho de saneamento municipal”, disse o diretor-geral do Dmae, Orlando Rezende. De acordo com o Dmae, 100% da população urbana são atendidos com água tratada e coleta e tratamento de esgoto.
Desperdício de água vai ser rebatido
Para abordar a sustentabilidade dos serviços de saneamento básico, a 44ª Assembleia Nacional da Assemae, que será realizada a partir de amanhã em Uberlândia, vai debater o desperdício de água crescente no país. Segundo o palestrante do evento, Samuel Lee, vice-presidente de Marketing de uma empresa dedicada ao uso eficiente da água, no Brasil, a cada 100 litros de água produzidos, 37 litros se perdem.
Durante a Feira de Saneamento, que será uma das atividades da Assembleia, os visitantes vão ter contato com inovações tecnológicas aliadas no combate às perdas de água.
Além da criação de inovações para redução do desperdício de água em larga escala, o cidadão comum deve se responsabilizar pelo cuidado com a água. De acordo com Samuel Lee, uma das principais fontes de perda é o consumo irresponsável. “Todos, empresas e sociedade, devem assumir o desafio de conter o índice alarmante de desperdício do Brasil”, disse Samuel Lee.
Serviço
A 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) acontece, de 4 a 9 de maio, no Center Convention (av. João Naves de Ávila, 1.331, piso C, bairro Santa Mônica). Mais informações: 3233-4605.
Programação completa
4 de maio, domingo
13h às 19h – Inscrição e Reunião do Conselho Diretor Nacional da Assemae
5 de maio – segunda-feira
9h às 12h30: Painel 1 – Assemae: 30 anos na defesa do saneamento público e da democracia
14h às 16h: Apresentação de trabalhos técnicos
14h às 16h30: Oficina 1 – Redução de perdas em sistemas de saneamento
Seminário Internacional – Acesso à água limpa e segura e ao esgotamento sanitário
Mesa Redonda 1 – Normatização da medição nos serviços de saneamento básico
Mesa Redonda 2 – Resíduos sólidos
17h: Abertura Oficial da 44ª Assembleia Nacional da Assemae
Abertura de Feira de Saneamento
6 de maio, terça-feira
9h às 12h30: Painel 2 – Assemae 30 anos: pela sustentabilidade dos serviços públicos de saneamento básico
14h às 16h: Mesa Redonda 3 – Gestão das águas no Brasil
14h às 19h: Mesa Redonda 4 – Formas de financiamento para o saneamento básico
Mesa Redonda 5 – Política Nacional de Resíduos Sólidos e desafios do fim dos lixões no Brasil
16h30 às 19h: Tendências e Debates I – Tecnologias de tratamento de esgoto
14h às 19h: Apresentação de trabalhos técnicos
Apresentação de tecnologias
7 de maio, quarta-feira
9h às 12h30: Painel 3 – Assemae 30 anos: pela implementação do Plansab
Seminário 1 – Aproveitamento do biogás em estação de tratamento de esgoto
14h às 16h30: Seminário 2 – Consórcios públicos de saneamento básico
Seminário Regulação – O panorama da regulação no Brasil e na Europa
14h às 19h: Seminário 3 – Planos municipais de saneamento básico
Apresentação de trabalhos técnicos
Apresentação de tecnologias
16h30 às 19h: Tendências e Debates 2 – Projetos de Engenharia para o PAC
Oficina 2 – Elaboração de Plano de Segurança da Água
8 de maio, quinta-feira
9h às 12h – Mesa Redonda 7 – Gestão Integrada dos Recursos Hídricos
9h às 12h30: Oficina 3 – Diagnóstico hidroenergético em sistema de abastecimento da água
Painel 4 – Acórdão do STF sobre a titularidade do saneamento
Apresentação de Trabalhos Técnicos
9h às 10h30: Oficina 4 – Sustentabilidade e gestão econômico-financeira no setor do saneamento
Seminário 4 – Comunicação Social e Educação Ambiental
10h às 12h30: Mesa Redonda 6 – Isenção do ICMS das contas de energia elétrica dos serviços de saneamento básico
Seminário 5 – Educação e Comunicação: Jornalismo e as novas mídias no setor de saneamento
9h às 12h30 – Seminário 6 – Reaproveitamento do Lodo das Estações de Tratamento de Esgoto – ETE
14h às 19h: Apresentação de Tecnologias
Assembleia Geral da Assemae
9 de maio, sexta-feira
9h às 12h: Visitas Técnicas Monitoradas