saneamento basico

Unicamp sedia fórum sobre crise hídrica e simula cenário do Cantareira

A Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) sedia nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) o” Fórum Sustentabilidade Hídrica: Perguntas, Desafios e Governança”.O evento será no Centro de Convenções no campus, localizado no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), com início às 9h.

Um dos convidados é o professor americano Richard Palmer, da Universidade de Massachussetts Amherst.

De acordo com a organização, ele realizará um exercício de simulação com modelos computacionais para o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da Grande São Paulo e cidades do interior.

O exercício é para obter cenários possíveis de oferta e demanda de recursos hídricos para estabelecer políticas que minimizem os efeitos da estiagem.

Nesta segunda-feira (16), o Sistema Cantareira alcançou 15%, com a décima subida seguida do volume. Segundo boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A alta é de 0,4 pontos percentuais em relação ao dia anterior.

Outros quatro sistemas que abastecem a Região Metropolitana subiram e um, o Rio Claro, caiu.

O Cantareira teve um corte de 56% na vazão em relação a fevereiro de 2014. A quantidade de água fornecida passou de 31,77 mil litros por segundo para 14,03. Já o Guarapiranga aumentou a vazão de 13,77 mil litros por segundo para 14,9.

Antes da crise, o Cantareira abastecia 8,8 milhões de pessoas, mas hoje produz água para 5,6 milhões de clientes na Grande São Paulo. O sistema conseguiu recuperar apenas uma quantidade de água equivalente a segunda cota do volume morto.

Autoridades
Durante o encontro, os técnicos discutirão sobre um banco de dados hidrometeorológicos do país.  A programação terá as presenças do secretário de Recursos Hídricos de São Paulo e presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, e do diretor presidente da Agência Nacional de Águas (Ana), Vicente Andreu Guillo.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias: