saneamento basico

Acordo fará de Limeira referência no tratamento de esgoto

Daíza Lacerda

O uso potencial da água resultante do tratamento de esgoto para consumo, inclusive humano, promete ser uma realidade a médio prazo em Limeira. Acordo assinado nesta quinta-feira entre Odebrecht Ambiental, Prefeitura de Limeira, SAAE e Ministério Público (MP) prevê que seja implementado o sistema de tratamento terciário, com remoção de carga orgânica e substâncias como fósforo e nitrogênio. No pacote de obrigações ainda estão o tratamento físico-químico, contra metais pesados, e secagem de lodo resultante tanto do esgoto quanto do tratamento de água, tirando também esta carga dos mananciais.

O prazo de vigência do novo sistema é de 39 meses a partir da homologação do acordo, sendo que as mudanças têm de constar no contrato de concessão dentro de um ano. Embora a implantação não esteja condicionada a um reequilíbrio econômico-financeiro, o MP reconhece este direito por parte da concessionária, que deve ser aplicado nas contas a partir de janeiro de 2017.

Leia a versão completa na edição impressa da Gazeta de Limeira – See more at: http://www.gazetainfo.com.br/ns/noticia.php?r=noticias&id=38318#sthash.RMHNvCt6.dpuf

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »