saneamento basico

Grupo Ambipar investe no mercado de CleanTechs

Avançam os investimentos em iniciativas sustentáveis e gestão eficiente de resíduos aliadas à tecnologia.

Pioneiro no segmento ambiental no país,  o Grupo Ambipar anunciou a compra de 51% da cleantech GEDI.  

Com a aquisição do controle da empresa,  a GEDI passa a ser o braço de pesquisa e desenvolvimento de projetos de valorização de Resíduos e Inovações do Grupo.

Fundada em 2011, a GEDI em seis anos de operações ganhou 26 prêmios de inovação e tem oito patentes de produtos nacionais e internacionais registradas.

Entre os projetos premiados desenvolvidos pela startup, está a criação do app CarbonZ, que calcula o número de árvores que as pessoas e os responsáveis por indústrias e eventos devem plantar para compensar a quantidade de gás carbônico emitido no meio ambiente.

Os usuários do app podem utilizar os índices para consulta ou pagar para que um pesquisador e sua equipe plantem as mudas.

Além de ter a tecnologia como principal aliada, a grande maioria dos projetos e produtos desenvolvidos pela startup, tem como matéria prima resíduos dispensados e que se não utilizados geram além de impacto ao meio ambiente, também têm um alto custo, já que envolvem processos de destinação do lixo.

Ao encontrar uma nova finalidade para o material de descarte, através de pesquisas e planejamento, a startup consegue gerar novas fontes de receita para as empresas de diversos segmentos e até mesmo a possibilidade de ampliação de portfólio.

Entre projetos reconhecidos pela valorização de resíduos está a Ração Sustem para cães e gatos, usando as sobras do camarão pescado na Baixada Santista e que eram jogadas pelos pescadores no rio do Meio, no Guarujá e a formulação da  Ecotinta, uma tinta ecológica que é produzida a partir do Lodo de Estações de Tratamento de Água (ETA).

O resíduo que é conhecido como Lodo de ETA possui um alto custo de disposição em aterros. É estimado que somente no estado de São Paulo são gerados mais de 35.000 t/ano desse passivo.

O volume elevado gerado e a má disposição representam de 30 a 50% dos custos operacionais de uma ETA. Custo que é repassado aos consumidores finais.

A operação de aquisição da startup já estava prevista no plano de investimentos do Grupo Ambipar há cerca de três anos e foi concretizada neste mês.

Com a incorporação, o pesquisador e engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos, fundador da cleantech, passa a ocupar a Diretoria Técnica do Grupo Ambipar.

“Estamos trabalhando em soluções sustentáveis para o meio ambiente. É possível reduzir os custos com a disposição de resíduos e gerar receitas a partir da reciclagem dos materiais e valorização destes resíduos que iriam para descarte convencional. Agora, aliamos a agilidade de uma startup a toda uma estrutura pronta para atender ao mercado, com laboratórios, equipamentos de ponta e equipe especializada preparada”  destaca Gabriel.

Sobre o Grupo Ambipar

O Grupo Ambipar é referência no mercado de soluções ambientais com foco na valorização e gerenciamento total de resíduos, com capital 100% nacional.

O Grupo tem oito empresas, com mais de 2 mil colaboradores, atuando em mais de 70 bases espalhadas pelo Brasil e 27 no Mercosul, com operações no Chile, Argentina e Peru.

O complexo industrial da Ambipar é considerado um dos mais avançados centros de pesquisa do país em soluções ambientais e atualmente conta com cerca de 115 mil metros quadrados de área, localizados na margem da Rodovia Anhanguera, no município de Nova Odessa, em São Paulo. 

Gabriel Estevam Domingos  – Porta Voz e Diretor Técnico do Grupo Ambipar

Gabriel Estevam Domingos tem formação em Engenharia Ambiental, com bolsa integral do ProUni, pela Unimonte, em Santos-SP.

Foi pesquisador por quatro anos no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) da USP, em Cubatão/SP. Em 2011 fundou a startup GED Inovação, Engenharia e Tecnologia, comprada por um dos maiores grupos de meio ambiente do país, o Grupo Ambipar, tornando-se a Gedi Desenvolvimento e Inovação.

Gabriel já atuou como diretor de Saneamento Básico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e consultor de meio ambiente da OAB PG.

Acumula em seu portfólio mais de 25 prêmios na área, oito patentes e dezenas de projetos desenvolvidos para grandes empresas na área de tecnologias verdes, as chamadas CleanTechs.

Fonte: Jornalistica Comunicação e Marketing Empresarial

Últimas Notícias: