saneamento basico

Banco do Nordeste investirá R$ 3 milhões em projetos que combatam a desertificação

Dez projetos cearenses foram contemplados no edital de Apoio à Pesquisa e Difusão de Tecnologia de Combate à Desertificação e/ou Convivência com o Semiárido, cujo resultado acaba de ser divulgado pelo Banco do Nordeste. Em todos os estados da região, e ainda em São Paulo e Minas Gerais, foram aprovados 23 projetos. Eles serão beneficiados com um montante de R$ 3 milhões em recursos não reembolsáveis, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), que é gerido pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao banco.

Os temas e linhas de pesquisa destes projetos contribuem para o desenvolvimento do semiárido brasileiro e para a mitigação de riscos de operações de crédito realizadas nessa região prioritária para as aplicações do Banco.

Conheça os projetos apoiados no Ceará:

· Elaboração de produtos lácteos a partir de leite caprino para agregar valor a matéria prima regional do semiárido cearense (Universidade Federal do Ceará)

· Indicação de cultivares de amendoim rasteiras para a região semiárida do Nordeste brasileiro (Centro Nacional de Pesquisa do Algodão/ Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

· Mamona com baixa toxicidade para uso em Integração lavoura-pecuária (Centro Nacional de Pesquisa do Algodão/ Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

· Segurança hídrica na aquicultura (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará)

· Estudos preliminares para caracterizar a Contribuição da faveleira (cnidosculos Phyeacanthus, martius) como fator para Indicação geográfica de ovinos criados no Sertão dos inhamuns-crateús (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

· Produção e difusão da TAFFIOCA- fécula de mandioca modificada (Universidade Federal do Ceará)

· Incidência de pragas, riscos e aspectos relacionados ao seu manejo em sistemas de cultivo de algodão consorciados com culturas alimentares (Centro Nacional de Pesquisa do Algodão/ Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

· Estratégias para aumentar a sobrevivência das plantas de cajueiro-anão após o plantio no campo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Centro Nacional de Pesquisa de Agroindústria Tropical)

· Produção de cactáceas nativas e exóticas cultivadas em sistema de sequeiro e irrigada no sertão dos Inhamuns (Universidade Federal do Ceará)

· As feiras de confecção popular, suas interações espaciais e os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) de confecção no semiárido brasileiro (Fundação Universidade Estadual do Ceará).

(Site do BNB)

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »