saneamento basico

BID apoia melhoria dos serviços de água e saneamento em Belém

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou a aprovação de um empréstimo de US$ 125 milhões ao Brasil em apoio à infraestrutura e reformas para melhorar os serviços de água e saneamento e estender sua cobertura a milhares de pessoas na cidade de Belém, no Pará.
O Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN II) complementa e completa as obras previstas para o PROMABEN I, um programa de múltiplas obras de drenagem urbana, infraestrutura viária, infraestrutura sanitária e sustentabilidade social e institucional.
Esse novo programa inclui a recuperação e/ou construção de sistemas de drenagem, abastecimento de água potável, coleta e disposição final de águas servidas, construção e recuperação de vias de acesso, atividades de educação sanitária e ambiental, regularização da posse do solo, adoção de soluções habitacionais adequadas, controle de doenças tropicais e aumento da capacidade operacional e de gestão das entidades envolvidas no programa e na operação e manutenção das obras.
Entre outros objetivos, espera-se que o programa leve ligação domiciliar de esgotos a 9.500 residências, novas ligações domiciliares de água potável a 3.900 residências e melhoria da qualidade dos serviços a 14.000 residências.
O novo empréstimo foi concedido a uma taxa de juros baseada na LIBOR, com prazo de amortização de 25 anos e com um período de carência de 5,5 anos.
Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »