A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizou de 16 a 23 de novembro o “3° Simpósio Internacional de Reúso de Água”. O terceiro debate contou com a participação da Prof. Dra. Semida Silveira – Professora de Planejamento de Sistemas Energéticos na KTH – Instituto Real de Tecnologia, em Estocolmo, Suécia.
Com o tema “Bioeconomia e o reúso da água”, o evento teve como objetivo discutir a visão de cidades inteligentes e sua relação com o reúso da água, destacando a economia circular e a bioeconomia.
Como catalisar uma transformação direcionada à sustentabilidade?
- Buscando circularidade nos fluxos de materiais, energia e água, e aumentando a eficiência no uso de recursos;
- Buscando abordagens intersetoriais e transdisciplinares nas políticas públicas, em pesquisa e ações;
- Criando narrativas de mudança a fim de mobilizar a sociedade;
- Implementando soluções tecnológicas inovadoras/disruptivas;
- Promovendo iniciativas locais e sistêmicas;
- Definindo políticas públicas para orquestrar a transformação.
Exemplos de tecnologias inovadoras que reduzem o uso de água e energia
- ORBITAL SHOWER: O chuveiro OrbSys, como os criadores o chamam, é bastante simples no conceito, mas requer alguma tecnologia de ponta para funcionar corretamente. Para reciclar a água que sai dele, um sofisticado sistema de filtragem e bomba são instalados diretamente abaixo do ralo do chuveiro no chão. À medida que a água ensaboada e usada flui para o ralo, é imediatamente purificada e bombeada de volta para o chuveiro para ser reutilizada várias vezes. É um sistema semelhante ao tipo que os astronautas usam em ônibus espaciais;
- EcoVac – Vacuum Toilet: É usado exatamente como um banheiro normal, mas usa-se volumes extremamente baixos de água e energia. Os encanamentos de esgoto estão sempre vazios e o transporte é feito com ar, e o consumo de água extremamente baixo é possível. Como o EcoVac tem água no vaso sanitário e nenhum outro motor dentro da casa, ele se parece com um vaso sanitário comum, e é higiênico e sustentável por muitos anos.
- REÚSO DE AGUA DE LAVAGEM DE CARROS:
Tipo de lavagem Quantidade de água potável por lavagem Lavagem de carro com mangueira 300 L Instalação convencional para lavagem de carro 250 – 400L Instalação para lavagem de carro com sistema para reciclagem da água 50 – 70L
LEIA MAIS: MATO GROSSO PODERÁ IMPLANTAR LICITAÇÃO COM CONCEITO SUSTENTÁVEL
Uma nova narrativa para fomentar o desenvolvimento sustentável
- Dissociar o crescimento econômico do esgotamento de recursos;
- Repensar a lógica industrial e econômica;
- Reduzir a desigualdade e aumentar a inclusão;
- Revisar processos de planejamento, práticas estabelecidas e sistemas regulatórios e institucional;
- Motivar inovação e novos comportamentos;
- Capitalizar nas relações e sinergias locais e globais para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Nessa transformação para a sustentabilidade, é preciso rever os fluxos, mas não necessariamente separa os fluxos de água junto com os fluxos dos ecossistemas, os quais nós todos somos dependentes. As plataformas para interdisciplinaridade ainda precisam ser mais trabalhadas para nós conseguirmos esse processo de inclusão e o processo de circularidade na economia, e dessa forma, atingir um desenvolvimento sustentável”, concluiu Prof. Semida Silveira.
Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.
Renata Mafra
Produtora de conteúdo
[email protected]