saneamento basico

BNDES custeará estudo de projetos de saneamento

O BNDES vai custear os estudos de viabilidade dos projetos de saneamento que serão concedidos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), informou nesta quarta-feira a presidente do banco, Maria Silvia Bastos Marques. Segundo ela, os estudos serão contratados e financiados com recursos do orçamento do BNDES e o banco será ressarcido pelo vencedor do leilão, quando este acontecer.

— Vamos fazer naquele molde do antigo programa de desestatização, vamos fazer desde a contratação do estudo até a assinatura do contrato, vamos fazer um apoio técnico importante para que os estados possam avançar nessa universalização do saneamento. Temos recursos orçamentários para fazer isso. É um investimento pelo qual poderemos ser ressarcidos depois do leilão — disse Maria Silvia, na sessão especial do Fórum Nacional, no Rio.

Maria Silvia também informou que são necessários mais de R$ 300 bilhões para universalizar o sistema de saneamento no país, onde 35 milhões de pessoas não têm água tratada e mais de 100 milhões de pessoas não têm coleta de esgoto.

GOVERNOS DE ES, BA E RN INTERESSADOS
Ela confirmou o interesse de Espírito Santo e Bahia nas concessões, além do Rio Grande do Norte. Na primeira reunião do PPI, foram incluídas no programa de concessões as empresas estatais de saneamento de Rio, Pará e Rondônia.

Maria Silvia confirmou ainda que o BNDES vai realizar três rodadas de reuniões com os estados e o Distrito Federal, ainda este mês, para apresentar proposta de apoio ao desenvolvimento de parcerias com a iniciativa privada no setor de saneamento.

As reuniões, de cunho técnico, ocorrerão na sede do BNDES e serão precedidas de contato telefônico da presidente do Banco, Maria Silvia Bastos Marques, aos governadores. A primeira rodada, prevista para o dia 20, abrangerá estados das regiões Norte e Centro-Oeste (Acre, Amazônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Goiás).

A segunda, dia 22, terá representantes de estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão). E a terceira, dia 23, terá representantes dos estados do Sul e Sudeste (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais). O Distrito Federal e Mato Grosso do Sul participarão da terceira etapa.

Fonte: O Globo
Foto: Custódio Coimbra / O Globo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »