saneamento basico

Câmara de Belém reautoriza o empréstimo do BID

Em sessão extraordinária , a Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou alterações na Lei n° 9.043, de 28 de novembro de 2013, que autoriza a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) a realizar operação de crédito de natureza financeira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A alteração do texto da lei regulamenta o empréstimo de US$ 125 milhões (aproximadamente R$ 350 milhões) para o Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (Promaben II) junto ao BID, financiador do projeto.

O empréstimo já estava autorizado pelos vereadores desde o ano passado. Por isso, a aprovação legislativa de ontem foi apenas para adequar o artigo 2º da lei, por solicitação feita pela Secretaria de Assuntos Internacionais, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).

Ao anunciar a decisão tomada ontem pela CMB, a Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) da PMB destacou que o empréstimo “representará um grande avanço no  trabalho de saneamento, macrodrenagem e pavimentação asfáltica das ruas da Estrada Nova.” Acrescentou que “as obras possuem um grande alcance social, pois vão beneficiar mais de 300 mil pessoas da capital paraense.”

 

MOSQUEIRO

 

Também ontem, a Comus divulgou que a PMB entrega hoje à tarde, em Mosqueiro, várias obras, entre as quais as de revitalizações do canteiro central da avenida Getúlio Vargas, mais conhecida como “Rua do Jambeiro”, da orla de Mosqueiro e da Academia ao Ar Livre, a reforma do  mercado municipal e da praça do Carananduba e a implantação da Academia da Saúde. As informações são da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) da PMB.

Segundo a Comus, na orla, trecho entre as praias do Ariramba e do Farol, a PMB realizou serviços de limpeza geral; novo calçamento; pavimentação do meio-fio; reforma das paradas de ônibus; recuperação e revitalização dos equipamentos, como bancos e brinquedos, da área de lazer; a ciclovia, que estará destacada toda na cor azul; a reforma do caramanchão e as reformas da quadra de esporte e da pista de skate (ralf). Na parte que compreende a praia do Chapéu Virado, foi implantada uma Academia ao Ar Livre. Além disso, toda a extensão da avenida Beira-Mar recebeu iluminação pública nova.  A rua Getúlio Vargas ou “Rua do Jambeiro” como é mais conhecida pela população, teve o canteiro central reformado.

O mercado municipal do Carananduba foi totalmente reformado. A obra incluiu limpeza geral, pintura, reforma dos banheiros, recuperação da parte elétrica, hidráulica e recuperação do telhado. Outro espaço que também foi totalmente reformado, foi a praça do Carananduba, que recebeu uma Academia da Saúde; pintura nova; recuperação da mureta e do alambrado; urbanização com implantação de grama nova; recuperação dos banheiros masculino e feminino, ambos adaptados para pessoas com deficiência; revisão das instalações elétricas e hidráulicas; e nova iluminação pública.

GUAMÁ

A Comus informou também que pela manhã, antes de seguir para Mosqueiro, o prefeito Zenaldo Coutinho, acompanhado do secretário municipal de Saneamento, Luiz Otávio Mota Pereira, entrega a passagem Santa Clara, trecho entre passagens Rui Barbosa e São Domingos, no bairro do Guamá, totalmente pavimentada e com serviços de saneamento.

Os serviços realizados incluem  instalação de rede de esgoto com tubulações de concreto e 151 metros de pavimentação com meio-fio e calçadas. Esta é a primeira inauguração feita em uma semana desde o lançamento do plano de pavimentação que previsto para beneficiar 78 ruas de Belém e dos distritos de Mosqueiro, Outeiro  e Icoaraci.

Do Guamá, conforme a Comus, o prefeito segue para o Jurunas, a fim de visitar as obras de saneamento e pavimentação na avenida Robeto Camelier, entre a rua Fernando Guilhon e a avenida Bernardo Sayão.

Fonte : http://www.ormnews.com.br/noticia/camara-de-belem-reautoriza-o-emprestimo-do-bid#.U-KLvfldV8E

Últimas Notícias: