saneamento basico

CEDAE inaugurou novo sistema de abastecimento de água em Nova Iguaçu/RJ

Com reservatório, booster e 30 km de tubulações, sistema Cabuçu Alto vai beneficiar diretamente 33 mil habitantes da região

O governo do estado, por meio da Cedae ( www.cedae.com.br ), inaugurou na última sexta-feira (14/9),
às 10:30 horas, no entroncamento das ruas José Cabral e Passa Vinte, no bairro Campo Alegre, em Nova Iguaçu, o novo sistema de abastecimento de água de Cabuçu Alto. Abastecido pela adutora Austin Queimados, o sistema vai garantir a melhoria do fornecimento de água para as localidades de Riachão, Jardim Palmares, Campo Alegre e Palhada, beneficiando diretamente uma população de 33 mil habitantes.

O sistema é composto pelo novo reservatório Cabuçu Alto, com capacidade de armazenar cinco milhões de litros de água; 2,2 quilômetros (km) de rede de adução; 28 km de troncos distribuidores e um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede) com três conjuntos motor-bomba, cada um com 50 cavalos de potência, capazes de bombear 200 litros de água por segundo (l/s).

O novo reservatório Cabuçu Alto tem estrutura de aço vitrificado, que garante maior agilidade na construção e reduz a necessidade e os custos de manutenção, bem como a geração de resíduos e escória durante as obras.

O sistema é parte do pacote de obras de R$ 3,4 bilhões – já em andamento – que reúne o Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense e a construção do Novo Guandu, que vão ampliar o fornecimento de água para toda a região da Baixada.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »