saneamento basico

Comitê de investimentos do FI-FGTS aprova processo de seleção para análise de projetos

Iniciativa faz parte do conjunto de medidas de aprimoramento que a CAIXA e o comitê estão desenvolvendo para potencializar a aplicação dos recursos disponíveis

O comitê de investimentos do FI-FGTS aprovou, em reunião ordinária realizada nessa quarta-feira (14), novo modelo de seleção prévia de projetos para posterior análise do fundo durante o ano de 2017. O processo de seleção, proposto pela CAIXA, administradora do fundo, será feito agora por meio de edital de chamada pública.

A iniciativa faz parte do conjunto de medidas de aprimoramento que o banco e o comitê estão desenvolvendo para potencializar a aplicação dos recursos disponíveis e elevar ainda mais a publicidade e transparência dos processos de investimento.

O edital de chamada pública abordando as regras, normas, prazos, documentos, critérios e todas as etapas do processo de seleção deverá ser lançado na última semana de janeiro de 2017. Os interessados terão um prazo de aproximadamente 45 dias para submeterem suas propostas para avaliação.

Além das condições mínimas de habilitação, tais como estar em dia com as obrigações trabalhistas e tributárias, os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes parâmetros: setor, com pesos diferenciados para cada segmento; participação do FI-FGTS no volume total de investimento do projeto; modalidade de debênture, que pode ser incentivada ou não; geração de empregos; região do investimento; comprometimento do acionista com capital próprio; outras fontes de longo prazo; e nível de governança corporativa.

A expectativa é selecionar projetos de todos os setores em que o FI-FGTS pode investir (saneamento, aeroporto, hidrovia, ferrovia, porto, rodovia e energia), respeitando o limite de recursos disponíveis, bem como os dispositivos de seu regulamento. O foco deste primeiro processo estará em ativos de dívida, como debêntures, na modalidade project finance.

Fonte: Agência Caixa de Notícias

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »