saneamento basico

Concessionárias de saneamento veem muito potencial para avanço privado

A equipe de governo do presidente interino Michel Temer tem sinalizado que a iniciativa privada é bem-vinda para alavancar os investimentos no setor.

Em evento que reuniu autoridades e investidores, foi mencionada a participação da iniciativa privada como solução para ajudar a garantir o cumprimento do Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico), que já está atrasado.

Segundo o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Alceu Segamarchi Junior, as companhias estatais não têm condições de se endividar mais, enquanto que a iniciativa privada, que poderia ter maior participação nos serviços de saneamento representam apenas 5% dos prestadores de serviços em saneamento básico.

Carlos Henrique da Cruz Lima, diretor da maior empresa privada de saneamento do país, a Águas do Brasil, disse que a iniciativa privada tem muito a oferecer e que falta agora o governo definir o modelo da participação privada, se será PPP, concessão ou privatização.

Para o CEO da Aegea, Hamilton Amadeo, existem capacidades que estão disponíveis e o governo tem condições de ativar esses investimentos através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Com informações do Valor Econômico. Você pode ler a matéria na integra clicando aqui.

Últimas Notícias:
SABESP firma parceria com a Transcend para acelerar o projeto de infraestrutura hídrica e a transformação digital da engenharia no Brasil.

SABESP firma parceria com a Transcend para acelerar o projeto de infraestrutura hídrica e a transformação digital da engenharia no Brasil.

A SABESP, uma das maiores concessionárias de água e esgoto do mundo, firmou um acordo de longo prazo com a Transcend, líder em software de projeto generativo para infraestrutura crítica, para levar automação e inteligência de dados ao planejamento e projeto iniciais de estações de tratamento de água e esgoto em 377 municípios do estado de São Paulo.

Leia mais »