saneamento basico

Criciúma/SC retoma obra de esgoto da Próspera e estende rede para o São Luiz

Com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma receberão nesta sexta-feira, 22, três notícias há muito aguardadas, em ato  na Prefeitura Municipal

Depois de um período de obras interrompidas, a CASAN autoriza a retomada da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Grande Próspera, com a conclusão das estações elevatórias.

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município terá sua construção iniciada.

No mesmo ato será lançada de forma oficial a Licitação que vai permitir a implantação de mais 40 quilômetros de rede de coleta de esgoto, desta vez beneficiando os moradores do bairro São Luiz.

Investimento em saneamento

No total, Governo do Estado e Casan estão investindo mais de R$ 60 milhões para levar mais saúde e qualidade de vida a nove bairros de Criciúma, município que passará a ter 45% de sua população beneficiada com este saneamento. Atualmente a cidade tem 28% de cobertura.

A obra do bairro Próspera está com a rede de coleta implantada, faltando ainda a instalação das estações elevatórias, que auxiliam no bombeamento do esgoto coletado até a unidade de tratamento.

O Sistema de Esgotamento Sanitário também aguarda a construção da Estação de Tratamento onde o esgoto será depurado. Dúvidas levantadas por moradores das proximidades da Vila Selinger, onde será erguida a unidade, tiveram de ser dirimidas pela Companhia, e agora ocorre a autorização para o início de suas obras.

No processo de aceitação da Estação de Tratamento, a comunidade da Vila Selinger foi beneficiada com uma série de ações paralelas, como um plano de monitoramento do efluente tratado e de controle sobre odores, programas educativos na área de influência da ETE sobre temas relacionados ao saneamento e até a pavimentação do acesso à região, entre outras medidas.

Também dentro desse processo, o governo do Estado está repassando R$ 10 milhões ao Fundo Municipal de Saneamento, por meio da Casan, para auxiliar nas ações compensatórias. A previsão é concluir a Estação até o final de 2019.

São Luiz

A pedido da Prefeitura, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Criciúma será estendido para o bairro São Luiz. O valor final desta obra, financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), será conhecido dia 26 de junho, quando serão abertos os envelopes das empresas dispostas a realizá-la.

“Até o final do ano que vem esperamos poder entregar estes três benefícios à população de Criciúma”, projeta o presidente da Casan, Adriano Zanotto. “São obras que compõem o Plano de Investimento que está colocando Santa Catarina entre os principais Estados do país no indicador de cobertura de esgoto”, ressalta.

Com as obras inauguradas, em execução ou a serem lançadas ainda este ano, Santa Catarina deve alcançar 49% de cobertura de esgoto nos próximos dois anos, o que colocaria o Estado entre os cinco ou seis primeiros do país. No início da década, SC ocupava a 23ª posição.

Fonte: dnsul

Últimas Notícias: