saneamento basico

Governo terá R$ 200 milhões em investimentos contra falta d’água

RIO – O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta terça-feira, um investimento de R$ 200 milhões para combater a falta d’água no estado. A verba vai beneficiar os moradores da Zona Oeste, que, segundo ele, não vão mais sofrer com o problema como neste verão. Cabral disse que a licitação para as obras dará frutos ainda em 2014. Além disso, a Cedae, segundo o governador, poderá investir mais nas zonas Norte e Oeste depois da realização de uma parceria público-privada para um projeto sobre o sistema de água e esgoto para as cidades da Baixada Fluminense, além de Itaboraí e São Gonçalo, na Região Metropolitana. Conforme informou Ancelmo Gois em sua coluna, Cabral vai enviar uma mensagem aos deputados da Assembleia Legistava (Alerj) pedindo autorização para a parceria

— Assim que o Poder Legislativo reabrir no seus trabalhos no início de fevereiro, meu primeiro ato como governador será mandar uma mensagem à Alerj pedindo autorização parceria nas regiões de Itaboraí, São Gonçalo e Baixada Fluminense. A Cedae será sócia com duas condições: meta para entregar água e tratar esgoto sem aumento de tarifa. Vai ganhar aqueles parceiros que reduzirem as tarifas e ao mesmo tempo estabelacerem metas melhores para o abastamento de água e coleta, além do tratamento de esgoto. Isso é fundamental para permitir que a Cedae trabalhe em outras áreas e dar à três regiões o tratamento que elas merecem — disse Cabral.

Sobre as áreas do Rio que estão sofrendo com problemas no abastecimento de água, como a Zona Norte, o governador reforçou que as parcerias com a iniciativa privada nestas regiões poderão amenizar o problema:

— A infraestrtura do país precisa de parceiras público-privado. Pegamos uma empresa (a Cedae) completamente sucateada sete anos atrás. Fomos obrigados a recuperar a empresa. Pagamos, por exemplo, uma dívida de R$ 2 bilhões com o governo federal. Passamos a ter uma gestão profissional dentro da empresa. A empresa estava falida — declarou o governador.

Investimentos na Zona Oeste

Segundo a Cedae, os cerca de R$ 200 milhões vão melhorar o abastecimento de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Santíssimo, Campo Grande e Bangu. Estão sendo construídos quatro reservatórios com capacidade total de 30 milhões de litros. Serão assentados quase 24 quilômetros de troncos e redes de distribuição, beneficiando mais de 600 mil habitantes da região. A conclusão das obras está prevista para agosto de 2015, segundo a companhia de água.

Para a Barra, Recreio e Jacarepaguá, está prevista a construção de reservatórios do Outeiro e Jacarepaguá, com capacidade para 20 milhões de litros cada, e a reforma do reservatório de Reunião. Além disso, será feito o assentamento de adutoras, travessias, troncos distribuidores e redes distribuidoras (interligações) na extensão total de 80 mil metros

VEJA TAMBÉM

Fonte e Agradecimentos: http://oglobo.globo.com/rio/governo-tera-200-milhoes-em-investimentos-contra-falta-dagua-11233167

Últimas Notícias:
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »