saneamento basico

“Investimentos em infraestrutura precisam crescer”

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

(FOTO)  Auricchio (ao centro): média de investimentos públicos em países desenvolvidos atinge 5,1%; no Brasil é de 2%.  Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Na visão de Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, diretor titular do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), os índices de investimento em infraestrutura no Brasil precisam crescer e se aproximar da média global. Segundo ele, os investimentos federais em projetos de infraestrutura representam apenas 2% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a média em países desenvolvidos atinge 5,1%.

O diretor participou da reunião plenária do departamento, na manhã desta terça-feira (28/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Há um espaço grande de crescimento que precisa ser trabalhado”, afirmou Auricchio

Andamento do trabalho dos GTs

Durante o encontro, coordenadores dos Grupos de Trabalhos (GTs) do Deconcic detalharam seus recentes avanços.

Segundo Valdemir Romero, coordenador do GT Segurança em Edificações, o grupo chega ao ponto de consolidar os objetivos estipulados. “Estão claros os riscos da edificação antigas, acima de 15 anos. Está claro, também, que é importante conquistar uma lei que torne obrigatórias as inspeções periódicas em edificações antigas”, afirmou.

Em seguida, Laura Marcellini, diretora do Deconcic e membro do Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada, deu um panorama atualizado sobre as atividades do grupo. Laura apontou como as principais pautas defendidas pelo grupo a isonomia tributária entre sistemas convencionais e industrializados, a adequação dos modelos de licitação e a criação de mecanismos de estímulos para a industrialização.

ConstruBusiness

Fernando Garcia, consultor do Deconcic, apresentou números recentes do setor. “A cadeia produtiva da construção pode ajudar a indústria nacional a reagir”, analisou.

“A média anual de investimentos projetados para o período entre 2015 e 2022 é de R$ 221,7 bilhões no Brasil”, informou.

Déficit de moradia, desenvolvimento urbano, investimento em saneamento e em mobilidade serão alguns dos temas que estarão no documento que o Deconcic lançará no ConstruBusiness, em dezembro deste ano, segundo Garcia.

Substituição tributária

Ainda durante o encontro desta terça, membros do Deconcic informaram que a proposta de substituição tributária foi entregue para Secretária da Fazenda na última quinta-feira (23/10).

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »