saneamento basico

Construtora Passarelli entrega primeira etapa da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri (SP)

Capacidade da Unidade ETE inaugurada foi ampliada para entregar 2,5 mil litros de água tratada por segundo para o Rio Tietê e atender mais de 1,2 milhão de pessoas residentes na Grande São Paulo

Empresa de engenharia cujo diferencial é a utilização de novas tecnologias de construção e a busca pela inovação, a Construtora Passarelli – companhia do Grupo Passarelli, que atua em infraestrutura, negócios imobiliários e industriais – completou a primeira etapa da obra de ampliação de uma das maiores estações de tratamento de esgoto da América Latina, a ETE Barueri.  O evento de inauguração, realizado ontem (07/06), contou com a presença do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que descerrou uma placa em comemoração à entrega da obra.

Investimento

Investimento de R$ 390 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a obra elevou a capacidade de tratamento de esgoto da ETE de 9,5 mil litros para 12 mil litros por segundo. Desta forma, permitiu à estação passar a tratar os dejetos recolhidos de mais de 1,2 milhão de pessoas, residentes no centro e nas zonas norte, oeste e sul da capital, além das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra.

“A ampliação do ETE Barueri é uma grande conquista para a região. Além de aumentar a capacidade, esta obra retira esgoto dos rios e de seus afluentes, o que é uma grande ajuda ao nosso trabalho de limpar a bacia hidrográfica de São Paulo”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, na inauguração do projeto.

A obra propicia a retirada de 216 milhões de litros de esgoto por dia dos rios Tietê e Pinheiros, além de maior capacidade de recolhimento e tratamento de efluentes. Além disso, o aumento da capacidade propiciará a entrega de mais de 2,5 mil litros de água tratada por segundo ao Rio Tietê. “Estamos muito satisfeitos em entregar esta primeira etapa do projeto, que trará benefícios para o meio ambiente e para a saúde da população de São Paulo e das cidades próximas”, afirma Cesar Laragnoit, gerente comercial da Passarelli.

Segunda etapa no final de 2017

A segunda etapa de ampliação da estação está prevista para ser entregue até o final deste ano. Quando completada, a ETE Barueri passará a operar com capacidade para até 16 mil litros por segundo de tratamento de esgoto, retirando cerca de 561 milhões de litros de efluentes por dia dos rios de São Paulo.

Sobre o Grupo Passarelli

Há 85 anos, o Grupo Passarelli tem como principal atividade a entrega de soluções integradas e inovadoras de engenharia.  A principal empresa do grupo é a Construtora Passarelli, cuja atuação é focada em infraestrutura e negócios imobiliários e industriais, e que congrega ainda a unidade de negócios HBSP – Shield, locadora de equipamentos, entre eles os shields para construção de túneis por método não destrutivo (MND).

O Grupo também é sócio das empresas Individualiza, voltada à individualização do consumo de gás e água em condomínios; Sistema Chip, com soluções em tecnologia Smart Grid, e PEC Energia, holding formada pela união de três empresas de engenharia para desenvolver, construir e operar empreendimentos de geração de energia elétrica limpa e renovável (eólica).

O Grupo apoia ainda o Instituto Sylvio Passarelli, entidade do terceiro setor, voltado a projetos educacionais.

 

Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »