Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Construtora Passarelli entrega primeira etapa da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri (SP)

  • Investimentos
  • junho 12, 2017

Capacidade da Unidade ETE inaugurada foi ampliada para entregar 2,5 mil litros de água tratada por segundo para o Rio Tietê e atender mais de 1,2 milhão de pessoas residentes na Grande São Paulo

Empresa de engenharia cujo diferencial é a utilização de novas tecnologias de construção e a busca pela inovação, a Construtora Passarelli – companhia do Grupo Passarelli, que atua em infraestrutura, negócios imobiliários e industriais – completou a primeira etapa da obra de ampliação de uma das maiores estações de tratamento de esgoto da América Latina, a ETE Barueri.  O evento de inauguração, realizado ontem (07/06), contou com a presença do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que descerrou uma placa em comemoração à entrega da obra.

Investimento

Investimento de R$ 390 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a obra elevou a capacidade de tratamento de esgoto da ETE de 9,5 mil litros para 12 mil litros por segundo. Desta forma, permitiu à estação passar a tratar os dejetos recolhidos de mais de 1,2 milhão de pessoas, residentes no centro e nas zonas norte, oeste e sul da capital, além das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra.

“A ampliação do ETE Barueri é uma grande conquista para a região. Além de aumentar a capacidade, esta obra retira esgoto dos rios e de seus afluentes, o que é uma grande ajuda ao nosso trabalho de limpar a bacia hidrográfica de São Paulo”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, na inauguração do projeto.

A obra propicia a retirada de 216 milhões de litros de esgoto por dia dos rios Tietê e Pinheiros, além de maior capacidade de recolhimento e tratamento de efluentes. Além disso, o aumento da capacidade propiciará a entrega de mais de 2,5 mil litros de água tratada por segundo ao Rio Tietê. “Estamos muito satisfeitos em entregar esta primeira etapa do projeto, que trará benefícios para o meio ambiente e para a saúde da população de São Paulo e das cidades próximas”, afirma Cesar Laragnoit, gerente comercial da Passarelli.

Segunda etapa no final de 2017

A segunda etapa de ampliação da estação está prevista para ser entregue até o final deste ano. Quando completada, a ETE Barueri passará a operar com capacidade para até 16 mil litros por segundo de tratamento de esgoto, retirando cerca de 561 milhões de litros de efluentes por dia dos rios de São Paulo.

Sobre o Grupo Passarelli

Há 85 anos, o Grupo Passarelli tem como principal atividade a entrega de soluções integradas e inovadoras de engenharia.  A principal empresa do grupo é a Construtora Passarelli, cuja atuação é focada em infraestrutura e negócios imobiliários e industriais, e que congrega ainda a unidade de negócios HBSP – Shield, locadora de equipamentos, entre eles os shields para construção de túneis por método não destrutivo (MND).

O Grupo também é sócio das empresas Individualiza, voltada à individualização do consumo de gás e água em condomínios; Sistema Chip, com soluções em tecnologia Smart Grid, e PEC Energia, holding formada pela união de três empresas de engenharia para desenvolver, construir e operar empreendimentos de geração de energia elétrica limpa e renovável (eólica).

O Grupo apoia ainda o Instituto Sylvio Passarelli, entidade do terceiro setor, voltado a projetos educacionais.

 

Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa.

AnteriorAnteriorPiauí terá que captar água subterrânea para abastecer cidades, se açudes secarem
PróximoMortalidade infantil e saneamento básicoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
Conaut
paques-logo-home.jpg
aquamec
suez
clean environment brasil
Superbac
DENORA
Penetron
bf-dias
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.