saneamento basico

Pato Branco terá R$ 32,5 milhões em investimentos no abastecimento de água

Nesta terça-feira (30), a Sanepar assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 32.500.000,00, para obras de infraestrutura que garantirão a ampliação do sistema de abastecimento de água em Pato Branco. O planejamento atende a demanda da cidade, para prevenir a falta de água generalizada, problema frequente em grandes centros do país. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Augustinho Zucchi.

Segundo o gerente regional da Sanepar, Aderbal Roncatto, a estação de tratamento de Pato Branco funciona desde 1970. Nesse período, em virtude do crescimento territorial e populacional, a implementação de tecnologias garantiram que a capacidade da estrutura aumentasse – de 630 mil litros de água por hora, hoje são 730 mil litros/hora. Com os novos investimentos, a capacidade chegará a 950 mil litros por hora.

Aderbal explica que um estudo feito pela Sanepar apontou a necessidade das melhorias até 2017/2018. “As obras envolvem uma nova adutora no Rio Pato Branco, um novo módulo na estação e também a aquisição de um terreno para um novo reservatório. Com toda essa infraestrutura, estamos trabalhando para garantir o abastecimento de água em Pato Branco pelos próximos 15 ou 20 anos”, disse.

Para o prefeito Zucchi, investimentos do gênero garantem o futuro sustentável do Município e, por isso, paralelamente aos investimentos da Sanepar, a Secretaria de Meio Ambiente manterá as ações pela preservação da bacia do Rio Pato Branco.

“A possibilidade da falta de água é algo preocupante, tendo em vista o crescimento e a expansão planejada para a cidade. Investimentos como estes, que ampliam a condição de captação, atendem ao crescimento de Pato Branco”, ponderou Zucchi, lembrando que a Prefeitura trabalha, junto com a Sanepar, na ampliação da rede coletora de esgoto.

Fonte: Governo Municipal de Pato Branco/PR – Foto: Assessoria

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »