saneamento basico

PI: Prefeitura vai ampliar em 4% a rede de esgoto de Teresina

A prefeitura de Teresina vai assinar nesta quinta-feira (13) uma ordem de serviço para obras de ampliação da rede de esgoto da capital. Hoje, Teresina tem apenas 17% das casas e empresas com ligações à rede de esgoto e a previsão é de que a obra amplie em 4% o serviço na cidade.

De acordo com Washington Bonfim, secretário municipal de planejamento, o início da obra deve começar ainda em novembro e os recursos para a obra já estão assegurados. “A obra não vai ficar parada, pois temos recursos assegurados para. O que vai acontecer hoje é a terceira frente de obras que temos na área de saneamento básico na região do Lagoas do Norte. Já temos uma em andamento para reforço no abastecimento de água, também de saneamento básico essa obra vai fazer a ligação de 7.500 residências à rede coletora de esgotos”, explicou.

Em relação aos incômodos que a obra pode causar para a população, o secretário afirmou que todas as ações serão avisadas para a população. “A previsão é que em novembro de 2015 a rede fique pronta e em seguida passamos para a ligação da rede com as residências que esse é o ponto mais importante”, disse.

Segundo o secretário, o período chuvoso, que deve se iniciar em dezembro, não vai atrapalhar o andamento da obra, pois todo o cronograma de execução já foi feito pensando em problemas dessa natureza. “Nesse período chuvoso é claro que a obra segue em ritmo um pouco mais lento, mas toda obra já é feita pensando em problemas desse tipo, mas quando acabar o período ela segue em um ritmo mais acelerado”, contou.

Com esse aumento de 4%, Teresina passará a ter 21% de esgotamento sanitário que funciona apenas como um reforço para a rede da cidade. “É 20% do que a cidade tem hoje é um número bastante respeitável, mas vale lembrar é que um reforço a mais da prefeitura, pois já temos a Agespisa. A prefeitura está fazendo um esforço a mais para melhorar o sistema de esgotamento”, disse.

Últimas Notícias: