saneamento basico

Prefeitura de Marília/SP anuncia retomada das obras de tratamento de esgoto

Empresa vencedora da licitação inicia os trabalhos já nesta terça-feira (31), com previsão de conclusão até o final de 2019

O prefeito Daniel Alonso anunciou nesta segunda-feira (30) a retomada das obras de tratamento de esgoto nas bacias do Barbosa e do Pombo, que correspondem a 67% do esgoto da cidade de Marília. Os serviços têm início já nesta terça-feira (31), com previsão de conclusão até o final de 2019.

De acordo com o processo de licitação, vencido pela empresa Replan, o custo inicial da obra será de R$ 30.756.365,95, com pagamentos mensais por medição, podendo ser reajustado anualmente pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas. A retomada dos trabalhos foi comemorada pelo prefeito Daniel Alonso.

“Para nós é um dia histórico e um privilégio para toda a nossa administração poder entregar a obra de tratamento de esgoto, que é um sonho de todos os marilienses. Trata-se de uma obra complexa, que agora será feita de forma correta e justa. Fazemos questão que todos acompanhem o andamento dos trabalhos, que trarão muito mais saúde e qualidade de vida a toda cidade. E posso adiantar que já estamos trabalhando para que a bacia do Palmital, que atende 33% de Marília, também seja realizada”, afirmou o prefeito.

A empresa responsável pela obra tem prazo de 18 meses para a conclusão do tratamento das bacias do Barbosa (que corta a cidade entre as zonas sul e oeste) e do Pombo (que atravessa toda a zona oeste), porém pretende entregá-la entre 14 e 16 meses, ou seja, até o final do próximo ano.

Obra do século

retomada-das-obras

A retomada da chamada “obra do século” foi anunciada durante entrevista coletiva e contou com a participação do vice-prefeito Tato Ambrósio; dos vereadores Marcos Rezende, Marcos Coraini Júnior, Marcos Custódio, Luiz Eduardo Nardi, João do Bar, Evandro Galete e Professora Daniela, além de representantes dos vereadores Cícero do Ceasa e José Luiz Queiroz. Estiveram presentes ainda praticamente todos os secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e engenheiro responsável da Replan, José Camilo Mugnai Vieira.

O vice-prefeito Tato também destacou a importância da obra. “Com o esgoto tratado vamos recuperar a decência da cidade de Marília, que tem uma população trabalhadora. O que me deixa mais feliz é que não estamos buscando empresas de fora. Hoje, a obra será feita por uma empresa de Marília, que tem capacidade técnica para isso. É um momento de recuperação da dignidade de uma cidade. Parabenizo o prefeito Daniel e toda sua equipe por mais esta grande obra que irá beneficiar toda a população mariliense.”

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »