As tarifas de água e esgoto ficam mais cara a partir do primeiro dia do próximo mês. O reajuste, de 8,33%, foi deliberado em reunião na semana passada entre os membros do Conselho Municipal de Saneamento de Cachoeiro de Itapemirim (Comusa), Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e concessionária do serviço de água e esgoto, Foz do Brasil. A portaria deve ser lançada no Diário Oficial do município na segunda-feira.
Entre outros balanços do serviço básico, o assunto do encontro foi a análise da necessidade de reajuste do saneamento. Segundo o analista econômico da Agersa, Yuri Sabino, a derivação do reajuste leva em consideração tanto as obras dos projetos de eficiência de água e esgoto na sede e distritos, como também acompanha a inflação acumulada em todo o ano passado – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou dezembro com o acumulado em 5,85%.
Como previsto no contrato de concessão, ressalta, o reajuste anual das tarifas de água e esgoto e serviços prestados pela Foz será aplicado no próximo mês. No ano passado, o aumento foi menor, de 7,94 %.
Em números, conforme simulador disponível no site da Agersa, se hoje uma residência, na sede, consome 10 mil litros de água paga R$ 33,90, pelo tratamento de água e esgoto. Com o reajuste de 8,33% passará a gastar R$ 36,72.