saneamento basico

Dilma e Clinton discutem fundo para energias alternativas

Rio de Janeiro – A presidente Dilma Rousseff discutiu nesta segunda-feira com o ex-chefe de Estado americano Bill Clinton a possibilidade de que a América Latina conte com um fundo específico para financiar o desenvolvimento de energias alternativas na região, informaram fontes oficiais.

O assunto foi abordado em reuniões paralelas que ambos tiveram no Rio de Janeiro após participar da cerimônia inaugural do primeiro encontro regional para a América Latina da Iniciativa Global Clinton (CGI, por sua sigla em inglês), a entidade que o ex-mandatário americano fundou e preside.

No encontro também participou o ministro brasileiro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que informou que a conversa foi basicamente sobre as fontes de energia alternativas.

Apesar de ser importantes extratores de petróleo, os Estados Unidos e Brasil são os maiores produtores mundiais de etanol e ambos investem no desenvolvimento de outros combustíveis verdes e em fontes renováveis de energia.

Segundo Pimentel, Clinton e Dilma analisaram a possibilidade que a própria Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) tem de criar um fundo para financiar os investimentos da região nas energias alternativas.

Clinton mencionou programas que ele apoiou no Caribe, basicamente de pequenas centrais solares“, disse o ministro citado em comunicado da Presidência.

Dilma “manifestou seu interesse em conhecer melhor esses projetos e até a possibilidade de discutir na Celac sobre a criação de um fundo para financiar esse tipo de programas”.

Pimentel admitiu que as discussões ainda são muito preliminares e que é necessário esperar as repercussões da ideia para seguir adiante.

O primeiro encontro regional para a América Latina da CGI se estenderá até terça-feira e contará com a presença de vários líderes políticos, empresariais e da sociedade civil da região convocados por Clinton.

O objetivo do encontro é que os Governos, as empresas e as ONGs, apoiados pelos filantropos e fundações igualmente convocados por Clinton, se associem em projetos específicos que possam solucionar alguns dos problemas da América Latina.

Fonte: Exame
Veja mais: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/dilma-e-clinton-discutem-fundo-para-energias-alternativas

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »