saneamento basico

Fatura em Mogi não terá acréscimo, diz Semae sobre taxa por uso da água

O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) informou nesta quarta-feira (26) que mesmo com a determinação do Governo do Estado de que haverá cobrança pela captação de água das empresas de saneamento básico, por enquanto nenhum valor adicional será repassado para o consumidor de Mogi das Cruzes. A medida anunciada nesta quarta vale em uma área formada por 36 municípios, incluindo nove cidades do Alto Tietê, e a cobrança começa em abril.

O anúncio foi feito pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), em São Paulo.
Segundo a SSRH, devem pagar os usuários que utilizam diretamente os recursos hídricos, com a captação de água superficial e subterrânea, além do lançamento de esgotos nos corpos d’água. Assim, estão sujeitos à cobrança as empresas de saneamento de água e esgoto, públicas e privadas, empresas que extraem água subterrânea para prestar serviços – caminhões-pipa, hotéis, condomínios e shopping-centers, por exemplo – e indústrias.

A pasta informou ainda que a cobrança pelo uso da água tem base na legislação e está prevista nas políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.
Entre os objetivos da cobrança estão o reconhecimento da água como bem público, o incentivo ao uso racional e a obtenção de recursos financeiros para programas e obras contemplados no plano de bacia. A previsão de arrecadação na área da Bacia do Alto Tietê em 2014 é de R$ 24 milhões, devendo chegar a R$ 40 milhões anuais a partir de 2016.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, disse nesta quarta que a medida trará benefícios para as cidades produtoras de água, como é o caso de Mogi das Cruzes. “Empresas que utilizam a água como matéria-prima passarão a pagar por isso e esses recursos irão para um fundo que será gerido pelo Comitê e cujos recursos serão utilizados em projetos de preservação e conservação dos mananciais. Logo, as cidades produtoras de água, como é o caso de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, deverão ser diretamente beneficiadas por essa medida.”

Sabesp e Semae

Em nota, a Companhia de Saneameto Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Semae informaram que irão cumprir toda determinação dos órgãos reguladores. O Semae disse ainda que “entende a importância da preservação dos mananciais para garantir a qualidade da água distribuída e consumida por toda a população”. Por fim, informou que “neste momento nenhum valor adicional será repassado para o consumidor”.

Fonte: G1

Veja mais: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/03/fatura-em-mogi-nao-tera-acrescimo-diz-semae-sobre-taxa-por-uso-da-agua.html

Últimas Notícias:

Se você confunde drenagem com dragagem, você não está sozinho

Se você já viu uma rua alagada após uma chuva forte ou ouviu falar que um porto “perdeu profundidade”, provavelmente está diante de situações que envolvem drenagem ou dragagem. Os dois termos são parecidos, aparecem juntos em conversas sobre infraestrutura e meio ambiente — e é justamente por isso que costumam gerar confusão.

Leia mais »
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »