Governo Federal sanciona Plano Nacional de Saneamento Básico

Foi publicada nesta sexta-feira a portaria interministerial nº 571, que aprova o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que define as metas para o saneamento em todo o país para os próximos 20 anos, e que prevê investimentos estimados em R$ 508 bilhões.

De acordo com o secretário-geral da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, esta é uma vitória de todas e de todos que militam pelo saneamento brasileiro.

O plano é um arcabouço que poderá resultar na universalização dos serviços de saneamento. Esta é uma importante etapa vencida e precisaremos continuar juntos para que o Plansab seja efetivado, materializando benefícios para toda a sociedade brasileira“, disse Clovis, que foi diretor nacional de Água e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

A publicação da portaria significa a vitória de uma luta incessante dos movimentos sociais ao lado de entidades de classe por mais saúde, qualidade de vida e cidadania para o povo brasileiro. A Fisenge faz parte da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), um amplo fórum de discussão e luta pela universalização do saneamento no Brasil.

Fonte: Jornal do Brasil
Veja mais: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/12/06/governo-federal-sanciona-plano-nacional-de-saneamento-basico/

Últimas Notícias:
Cidade brasileira “engole” até 355,5 milhões de litros de esgoto por dia uma megaplanta para 760 mil pessoas removeu 9.124 toneladas de resíduos só em 2021 e devolve o efluente tratado ao Guaíba

Cidade brasileira “engole” até 355,5 milhões de litros de esgoto por dia: uma megaplanta para 760 mil pessoas removeu 9.124 toneladas de resíduos só em 2021 e devolve o efluente tratado ao Guaíba

Capaz de processar centenas de milhões de litros diariamente, a ETE Serraria revela a dimensão invisível do saneamento de Porto Alegre, onde resíduos domésticos, etapas biológicas e grandes estruturas de bombeamento se encontram antes que o efluente tratado retorne ao Lago Guaíba.

Leia mais »