Manaus: MPE recebe representação contra aumento da tarifa de água e esgoto

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolaram, na tarde de ontem, segunda-feira (20), uma representação junto ao Ministério Público do Estado (MPE),  para que o prefeito de Manaus, autorize o reajuste da tarifa de água e esgoto da cidade.

A representação foi assinada pelo deputado Federal Francisco Praciano (PT) e o deputado estadual José Ricardo ( PT) e pelo vereador Waldemir José (PT).

O pedido de reajuste de 5,52% da tarifa de água e esgoto, foi publicado no Diário Oficial do município de Manaus, a partir do pedido da concessionária Manaus Ambiental, o que prontamente foi autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), que enviou a solicitação da empresa do reajuste anual, para o Executivo Municipal que pode aceitar ou não o pedido de aumento do preço da tarifa.

Para o deputado José Ricardo, é  uma posição, no mínimo, equivocada do Poder Concedente determinar reajuste anualmente da tarifa dos serviços de água e esgoto sem que haja os serviços de água e esgoto, sem que as metas contratuais sejam cumpridas, sem que haja transparências contábeis sobre investimentos da empresa e o preço da tarifa, assim como a falta de implantação da Tarifa Social para os mais necessitados.

“Por essas razões, o pedido de reajuste da tarifa de água e esgoto é abusivo, uma vez que a Manaus Ambiental não fez os investimentos necessários contratuais ao longo de todo período da concessão, nem executou as ações necessárias para melhorar o serviço de água e esgoto na cidade de Manaus, conforme CPIs da ÁGUA de (2005) – (2012) e as recomendações do Ministério Público,  além da falta de implantação da tarifa social aos usuários de menor poder aquisitivo. Assim, corroborados no exposto anteriormente, solicitamos que o Ministério Público do Amazonas promova as medidas necessárias, sobretudo Ação Civil Pública, no intuito de impedir que a população da cidade de Manaus seja prejudicada por mais um aumento abusivo da tarifa de água e esgoto ” disse Waldemir José.

Fontes e Agradecimentos: : http://www.correiodaamazonia.com.br/index.php/amazonas-politica/7594-mpe-recebe-representa%C3%A7%C3%A3o-contra-aumento-da-tarifa-de-%C3%A1gua-e-esgoto#sthash.fSUfQF6Q.dpuf

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »