saneamento basico

Prefeitura terá que implantar sistema de tratamento de esgoto em São Gotardo

O município de São Gotardo, na Região do Alto Paranaíba, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) terão de fazer obras necessárias para o tratamento de esgoto e fornecimento de água na cidade. A Justiça concedeu liminar ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que pediu o cumprimento das medidas. Caso os réus deixem de atender a determinação estão sujeitos a multa diária de R$ 500.

Os promotores de Justiça Cléber Couto, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de São Gotardo, e Marcelo Azevedo Maffra, coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia e Abaeté, fizeram uma vistoria no município e constataram que o efluente sanitário é coletado e lançado diretamente nos córregos Cruvinel, Vassouras, Confusão e Retiro, sem qualquer tipo de tratamento prévio.

Por causa disso, os promotores entraram com uma Ação Civil Pública (ACP) . Eles pediram a implantação de um sistema de tratamento do esgoto sanitário e a destinação adequada dos efluentes sanitários, mediante o cumprimento das exigências legais e de todas as condicionantes fixadas pelo órgão ambiental competente.

A omissão dos réus vem causando sérios prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Sabe-se que inúmeras doenças graves estão relacionadas ao lançamento de esgoto in natura nos corpos hídricos. Além disso, a destinação inadequada de esgotos sanitários é a principal causadora de poluição das águas superficiais e subterrâneas no estado de Minas Gerais”, afirmaram na ação.

O EM.com.br entrou em contato com a Prefeitura da cidade, porém foi informado que as pessoas que poderiam falar sobre o assunto não estavam disponíveis. Até às 19h, não houve o retorno. A Copasa também foi acionada, e se prontificou a enviar um posicionamento sobre o caso na manhã de terça-feira.

Fonte: EM Digital
Veja mais: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/01/13/interna_gerais,487506/prefeitura-tera-de-implantar-sistema-de-tratamento-de-esgoto-em-sao-gotardo.shtml

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »